Cultura Pop

'Wicked: parte 2' gera polêmica e curiosidades antes da estreia; confira seis fatos marcantes

Segunda e última parte da saga de Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande) chega aos cinemas com grande expectativa

Agência O Globo - 22/11/2025
'Wicked: parte 2' gera polêmica e curiosidades antes da estreia; confira seis fatos marcantes
- Foto: Reprodução / Instagram

Chega aos cinemas um dos filmes mais aguardados do ano: “Wicked: parte 2”, conclusão da história de Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande). Derivada, mas independente do clássico “O Mágico de Oz”, a produção está em cartaz em mais de 700 salas pelo Brasil, muitas delas com sessões esgotadas.

No longa, Elphaba é demonizada como a Bruxa Má do Oeste e vive exilada na floresta de Oz, enquanto tenta expor a verdade sobre o Mágico. Glinda, por sua vez, tornou-se símbolo de bondade em todo o reino e desfruta da fama. Em meio à fúria popular, as duas protagonistas precisarão unir forças uma última vez.

Inspirada no livro “Wicked: a história não contada das bruxas de Oz”, de Gregory Maguire, a franquia conquistou o público e ganhou uma bem-sucedida adaptação para os palcos da Broadway. O sucesso se mantém tanto nos teatros ao redor do mundo quanto nas telonas. Nas redes sociais, fãs relatam ter adquirido ingressos para várias sessões e comparecem vestidos de verde ou rosa, cores que representam as personagens principais.

“Vai ser overdose de ‘Wicked’”, brincou uma usuária no X (antigo Twitter).

“Amo viver em uma ‘WickedMania’”, escreveu outro fã.

“Gente, eu estou viciada em ‘Wicked’!”, confessou uma internauta.

Antes mesmo da estreia, o filme já gerava discussões e fatos curiosos. Confira seis deles:

1. O homem sexy do ano

Jonathan Bailey, intérprete do príncipe Fiyero — o galã da trama —, foi eleito o homem mais sexy do momento pela revista norte-americana “People”. A publicação, que elege anualmente uma personalidade, destacou o ator de “Wicked” em 2025.

2. Cancelamento polêmico

Durante o circuito de eventos de lançamento ao redor do mundo, a edição brasileira, realizada em São Paulo, foi marcada pela ausência de Ariana Grande, que cancelou a viagem alegando problemas com o voo. O episódio gerou controvérsia nas redes sociais, dividindo fãs entre os que acreditaram na justificativa da cantora e os que questionaram a explicação.

3. Prisão após ataques

Ariana Grande foi alvo de ataques em eventos de divulgação do filme. Em Singapura, um homem ultrapassou a barreira de segurança e agarrou a artista. Johnson Wen, já suspeito de perturbar outros eventos, foi condenado a nove dias de prisão.

4. Mistério sobre Dorothy

O filme traz personagens clássicos de “O Mágico de Oz”, como Espantalho, Leão Covarde, Homem de Lata e Dorothy. No entanto, a menina aparece apenas de costas. Segundo o diretor, a escolha foi para não desviar o foco da narrativa de “Wicked”.

5. Expectativa de prêmios elevada

Em um dos eventos promocionais, Ariana Grande e Cynthia Erivo receberam, ao vivo, a notícia da indicação ao Grammy pela música “Defying Gravity”, de “Wicked”. A emoção foi grande e a expectativa para novas indicações com o segundo longa permanece alta.

6. Musical brasileiro faz sucesso

Além da versão da Broadway, “Wicked” também ganhou adaptação nacional, estrelada por Fabi Bang (Glinda) e Myra Ruiz (Elphaba). Nomes como Gloria Groove e Tiago Abravanel já participaram de sessões especiais, e a cantora Prinscilla foi confirmada recentemente no elenco. O musical está em cartaz em São Paulo.