Cultura Pop

Mexicana conquista Miss Universo e celebra vitória após polêmica com organização: 'Nem a inveja impede'

Brasileira Maria Gabriela Lacerda ficou entre as 30 melhores

Agência O Globo - 21/11/2025
Mexicana conquista Miss Universo e celebra vitória após polêmica com organização: 'Nem a inveja impede'
A mexicana Fátima Bosch - Foto: Reprodução / Instagram

A mexicana Fátima Bosch, de 25 anos, foi coroada Miss Universo após superar 119 candidatas de diversos países. A disputa final pela coroa foi com a tailandesa Praveenar Singh, de 29 anos. Designer de moda, Fátima já havia chamado atenção antes mesmo das eliminatórias presenciais, ao pedir respeito à organização do concurso durante uma discussão.

Após a vitória, Fátima celebrou nas redes sociais e deixou uma mensagem de superação: "Hoje, confirmei novamente que o que Deus tem destinado para você nem a inveja impede, nem o destino aborta, nem a sorte muda. Viva Cristo Rei", escreveu, acompanhando fotos da grande final.

Polêmica com a organização

Durante uma reunião pré-evento com as candidatas, Nawat Itsaragrisil, diretor da organização Miss Universo na Tailândia, pediu que seguranças retirassem Fátima Bosch da sala após uma discussão. Ele questionou o motivo de Fátima ter se levantado durante o debate e a chamou de desobediente, episódio que rapidamente repercutiu nas redes sociais.

O motivo da discussão veio à tona posteriormente. Fátima alegou ter sido chamada de "estúpida" pelo diretor do concurso. "Vocês sabem que o país de vocês tem todo o meu respeito. Amo a Tailândia, respeito todos e acho vocês um povo maravilhoso. Mas o que o diretor de vocês acabou de fazer não foi respeitoso. Ele me chamou de estúpida porque tem problemas com a organização. Acho isso injusto. Estou aqui fazendo tudo certo, não incomodo ninguém, só tento ser gentil", afirmou na época.

A discussão teria começado após Fátima questionar o motivo de as misses serem proibidas de fazer publicidade para marcas locais, mas a conversa acabou ganhando outra proporção. Posteriormente, Nawat Itsaragrisil pediu desculpas publicamente, alegando que uma barreira de idioma contribuiu para o mal-entendido. Ambos se reencontraram durante o concurso e selaram a paz publicamente.

Desempenho brasileiro

A brasileira Maria Gabriela Lacerda, de 23 anos, conquistou uma posição de destaque ao entrar para o top 30 da competição. Apesar de não avançar para as etapas seguintes, a marca é significativa: desde 2021 o Brasil não alcançava uma colocação tão expressiva no Miss Universo.