Cultura Pop

Príncipe William prestigia Beija-Flor quase 50 anos após Charles 'cair no samba' com a escola; relembre o encontro histórico

Monarca britânico visita o Brasil pela primeira vez e participa de evento ambiental, repetindo passos do pai em solo carioca

Agência O Globo - 06/11/2025
Príncipe William prestigia Beija-Flor quase 50 anos após Charles 'cair no samba' com a escola; relembre o encontro histórico
O príncipe William - Foto: Reprodução

O príncipe William esteve no Museu do Amanhã, na última quarta-feira (5), durante a cerimônia do The Earthshot Prize 2025, premiação ambiental global dedicada a encontrar e ampliar soluções inovadoras para desafios ambientais. Na ocasião, ele assistiu a apresentações de artistas brasileiros, como Anitta e Seu Jorge, além do show da tradicional escola de samba Beija-Flor.

Na entrada do evento, a agremiação preparou uma recepção especial para o príncipe, com mestre-sala e porta-bandeira, baianas, bateria e outros integrantes. William se aproximou do casal Selminha Sorriso e Claudinho e beijou o pavilhão da Azul e Branco de Nilópolis, gesto que emocionou os membros da escola.

Nas redes sociais, fãs relembraram que o pai de William, Charles — atualmente rei —, também viveu um momento marcante com a Beija-Flor há quase 50 anos, quando esteve no Rio de Janeiro. Na época, Charles era príncipe, assim como William agora. Relembre esse episódio histórico!

Charles 'cai no samba'

Em 1978, o então Príncipe Charles fazia sua primeira visita oficial ao Brasil, assim como William em 2025. O prefeito do Rio de Janeiro na época, Marcos Tamoyo, organizou um coquetel em homenagem ao filho da Rainha Elizabeth II, sem imaginar o que aconteceria naquela noite de quinta-feira. O herdeiro, aos 29 anos, surpreendeu a todos ao 'cair no samba' com a Beija-Flor.

Ao ver a apresentação da escola no Palácio da Cidade, em Botafogo, Charles desceu rapidamente as escadas, apareceu no salão com seu smoking impecável e, sem hesitar, misturou-se aos sambistas de Nilópolis. Arriscou alguns passos de samba, balançando os braços e mexendo timidamente os pés, sempre com um sorriso simpático e descontraído diante dos fotógrafos. Suas fotos ao lado da passista Pinah rodaram o mundo. A Beija-Flor, sob o comando de Joãozinho Trinta, havia acabado de vencer o carnaval carioca, assim como em 2025, quando recebeu o príncipe William.

William segue os passos do pai

Durante sua viagem ao Brasil, o atual príncipe britânico também repetiu outros gestos marcantes da família real. William posou, por exemplo, no mesmo local em que sua mãe, Diana, esteve no Cristo Redentor.

Ele ainda cumpriu agendas semelhantes às dos avós, Elizabeth II e Philip, e do pai, Charles, em passagens anteriores pelo país: visitou Copacabana, o Pão de Açúcar e até o Maracanã, reforçando a tradição da família real britânica em terras brasileiras.