Cidades

Médio Sertão encara calor extremo e baixa recuperação térmica à noite

Redação 25/10/2026
Médio Sertão encara calor extremo e baixa recuperação térmica à noite
Médio Sertão encara calor extremo e baixa recuperação térmica à noite - Foto: Imagem gerada por inteligência artificial — ilustração; não é fotografia do fato.

O Médio Sertão terá um domingo de calor extremo, com referência de até 40°C em Santana do Ipanema. A região já começou a manhã acima de 30°C e deve ultrapassar 38°C antes do meio-dia.

O pico de calor se estende entre 13h e 16h. Mesmo às 18h, a temperatura pode permanecer próxima de 36°C, e o fim da noite ainda deve registrar valores perto de 29°C. A recuperação térmica, portanto, será lenta.

A exposição prolongada aumenta o risco de desidratação e exaustão térmica. Moradores devem beber água antes de sentir sede, evitar bebidas alcoólicas em excesso, procurar ambientes ventilados e acompanhar pessoas mais vulneráveis.

Trabalhadores rurais e da construção devem organizar pausas, sombra e reposição de líquidos. Animais não devem ficar presos ao sol. Diante de tontura, fraqueza, náusea ou confusão, a pessoa deve buscar local fresco e atendimento médico quando necessário.