Cidades
Comunidade quilombola da Tabacaria recebe novas casas nesta quinta-feira em Palmeira dos Índios
Unidades vão substituir antigas moradias de taipa; ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, participa da entrega nesta quinta-feira (13), às 10h
A comunidade quilombola da Tabacaria, na zona rural de Palmeira dos Índios, viverá nesta quinta-feira (13) mais um capítulo de uma antiga luta por moradia digna. Novas unidades habitacionais serão entregues às famílias da comunidade, substituindo casas de taipa ainda existentes no local.
A solenidade está marcada para as 10h e contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, além de representantes do poder público municipal e de outras instituições envolvidas no projeto.
A entrega resulta de uma ação integrada dos Ministérios da Igualdade Racial e das Cidades e da Prefeitura de Palmeira dos Índios, dentro das políticas destinadas à melhoria das condições de habitação de comunidades tradicionais.
Rachel Barros assumiu o Ministério da Igualdade Racial em abril deste ano e atualmente comanda a pasta responsável pelas políticas federais de promoção da igualdade racial e de articulação de ações destinadas, entre outros segmentos, às comunidades quilombolas.
De casas de taipa para imóveis de alvenaria
A chegada das novas moradias representa uma transformação especialmente significativa para famílias que ainda vivem em construções precárias.
O projeto habitacional da Tabacaria prevê 50 novas casas. A ordem de serviço para a construção das unidades foi assinada em janeiro de 2025 e as obras avançaram ao longo do ano passado. A iniciativa está ligada ao programa Minha Casa, Minha Vida Rural e envolve a participação de diferentes esferas do poder público e entidades responsáveis pela execução.
Quando o projeto foi anunciado, a Prefeitura de Palmeira dos Índios destacou que as antigas casas de taipa seriam substituídas por imóveis de alvenaria, proporcionando melhores condições de segurança, conforto e qualidade de vida aos moradores.
A comunidade já havia recebido anteriormente outras 50 unidades habitacionais. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, em 2017 famílias da Tabacaria deixaram moradias de taipa e até estruturas de lona para ocupar casas de alvenaria.
A nova etapa amplia esse processo e busca alcançar famílias que ainda aguardavam melhores condições habitacionais.
Comunidade histórica de Palmeira dos Índios
A Tabacaria é uma das comunidades tradicionais mais importantes de Palmeira dos Índios e possui uma longa trajetória de luta pelo reconhecimento de seu território e pela garantia de direitos.
Estudos sobre a comunidade apontam que sua ocupação possui raízes históricas que remontam ao período colonial e está relacionada à história da resistência quilombola em Alagoas. O território foi oficialmente reconhecido como remanescente de quilombo, consolidando uma reivindicação histórica dos moradores.
Nos últimos anos, a comunidade também passou a receber outras ações públicas voltadas à agricultura familiar, geração de renda, preservação cultural e fortalecimento de sua identidade.
Em maio deste ano, por exemplo, começaram estudos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) relacionados ao possível tombamento constitucional do Quilombo da Tabacaria. Caso o processo seja concluído favoravelmente, a comunidade poderá se tornar a primeira de Alagoas a receber esse tipo de proteção, segundo informações divulgadas pela Prefeitura.
Entrega acontece nesta quinta
A presença da ministra Rachel Barros na comunidade nesta quinta-feira reforça a participação do governo federal na conclusão da nova etapa habitacional.
Mais do que a entrega física dos imóveis, a substituição das casas de taipa representa para os moradores a conquista de condições mais adequadas de moradia em uma comunidade cuja história é marcada pela resistência e pela reivindicação de direitos básicos.
SERVIÇO
O quê: entrega de novas unidades habitacionais à comunidade quilombola da Tabacaria
Quando: quinta-feira, 13 de agosto, às 10h
Onde: Comunidade Quilombola da Tabacaria, zona rural de Palmeira dos Índios
Presença: ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
5RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista