Cidades
Arapiraca amplia serviços digitais e CIDA já ultrapassa 10 mil atendimentos
A modernização dos serviços públicos, na Prefeitura de Arapiraca, segue avançando no atendimento com a utilização de moderna ferramenta tecnológica para a população.
Lançada em setembro de 2025, a Central Integrada de Atendimento (CIDA) já ultrapassou a marca de 10 mil ligações com atendimentos registrados, conseguindo reduzir filas, simplificar processos, organizar fluxos internos e consolidar o acesso das pessoas a serviços essenciais na saúde, educação, infraestrutura urbana, entre outras áreas.
A assistente virtual, que funciona pelo WhatsApp, tem ampliado de forma significativa o acesso da população aos serviços municipais, oferecendo mais agilidade, comodidade e eficiência no atendimento.
Dez novos serviços em 2026
Desde o seu lançamento, a CIDA vem aumentando a oferta de serviços e, nas primeiras semanas de 2026, mais dez novos serviços foram incorporados à plataforma, elevando para quase 30 o número de serviços totalmente automatizados pelo WhatsApp.
Entre os serviços mais recentes estão a matrícula digital para todas as séries da rede municipal de ensino, cadastro de reserva de vagas escolares, ampliação dos serviços da Secretaria Municipal da Fazenda, permitindo consulta de débitos de todos os impostos e taxas por CPF ou CNPJ, além da emissão e pagamento de impostos e taxas de pessoa física e jurídica e pagamento de autos de infração de obras.
Mas o trabalho da CIDA segue avançando. A expansão agora está voltada para novas secretarias que já estão desenvolvendo fluxos automatizados para integrar seus serviços à Central
É o caso das Secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural e Defesa Social, que irão disponibilizar serviços relacionados ao Conselho de Assistência, Conselho Tutelar, CadÚnico, abastecimento de água, programa Terra Pronta, além do registro de denúncias de situações de risco relacionadas a chuvas e outros ocorridos.
Mais de 80% dos atendimentos já são automatizados
Desde o início do projeto, em setembro de 2025, a CIDA registra uma marca importante: 80% dos atendimentos foram concluídos de forma automatizada pela assistente virtual, enquanto 20% foram realizados pelo time de atendentes da gestão municipal, com representantes de todas as secretarias e órgãos públicos. O tempo médio de resposta ao cidadão é inferior a um dia útil.
Com isso, a CIDA tem se consolidado como um canal integrado de atendimento ao cidadão, reunindo serviços de diferentes secretarias em um único número de WhatsApp. A iniciativa simplifica a jornada de quem precisa resolver demandas com o município, garantindo mais organização, agilidade e eficiência.
Atualmente, as Secretarias de Serviços Públicos, Iluminação, SMTT e Fazenda realizam seus atendimentos por WhatsApp exclusivamente por meio da Central, não possuindo números próprios para esse tipo de atendimento digital.
A partir do mês de março, o SINE, a Casa do Empreendedor e a Procuradoria Municipal também passam a utilizar a CIDA como canal exclusivo de atendimento via WhatsApp, ampliando ainda mais a integração entre os órgãos municipais.
Na prática, isso significa que o cidadão não precisa mais buscar diferentes contatos digitais. Em um único canal, pode iniciar sua solicitação e, quando necessário, ter a demanda encaminhada internamente ao setor responsável, com acompanhamento e retorno mais ágeis.
Para acessar a CIDA ou algum serviços da Prefeitura de Arapiraca, o usuário basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (82) 7604-5269 e descobrir uma nova forma de acessar os serviços públicos de maneira rápida, simples e digital.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região