Cidades
Gás do Povo: CAIXA disponibiliza vale-recarga para beneficiários de outras 17 capitais
A partir da próxima segunda-feira (26), cerca de 950 mil famílias poderão utilizar o vale para fazer a recarga do botijão nas revendas cadastradas
A CAIXA inicia, no dia 26 de janeiro, a segunda etapa de disponibilização do vale utilizado para a recarga de gás de cozinha (GLP) para novas famílias beneficiárias do programa Gás do Povo.
Nesta segunda fase, cerca de 950 mil famílias serão contempladas em 17 capitais brasileiras: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Brasília (DF), Vitória (ES), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Palmas (TO).
A primeira fase do programa, iniciada em 24 de novembro de 2025, já contemplou famílias de 10 capitais: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
De forma prática e segura, o responsável familiar pode utilizar o vale-recarga diretamente em qualquer revenda credenciada no Gás do Povo, sem intermediários, por meio de validação eletrônica na azulzinha, de uma das três formas a seguir:
- Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
- Cartão de débito de conta CAIXA e senha;
- CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado.
A CAIXA disponibiliza o sistema para adesão das revendedoras de gás desde 23 de outubro de 2025. Para participar, as empresas devem estar cadastradas na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em situação regular junto à Receita Federal, possuir conta corrente PJ na CAIXA e utilizar a azulzinha como meio de pagamento.
O benefício é concedido às famílias selecionadas pelo ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com base em critérios como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Os beneficiários também precisam estar com o CPF regularizado na Receita Federal. Terão prioridade as famílias que já recebem o Bolsa Família.
Para garantir a recarga, cada família precisa levar o botijão vazio aos pontos de revenda para receber o cheio.
O programa:
O Gás do Povo é a nova política pública criada pelo Governo Federal para ampliar e fortalecer o acesso ao gás de cozinha no Brasil. A iniciativa substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros (Lei nº 14.237/2021), promovendo mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda.
A política representa um avanço significativo na proteção social brasileira, ao garantir o acesso gratuito e digno a um insumo essencial para o bem-estar das famílias atendidas. Trata-se de um investimento direto na qualidade de vida, na saúde e na segurança alimentar da população mais vulnerável.
O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. O processo de implementação do programa tem sua conclusão prevista para março de 2026, quando 15 milhões de famílias serão contempladas em todos os municípios brasileiros.
Os beneficiários poderão consultar a situação do seu direito ao vale do Gás do Povo nos seguintes canais:
- Aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” (do Governo do Brasil);
- Consulta do CPF do responsável familiar na página do Gás do Povo no site oficial do MDS (Link );
- Portal Cidadão CAIXA (Link);
- Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207.
É possível ainda esclarecer dúvidas sobre o programa nos seguintes canais:
- Disque Social 121, do MDS;
- Canal FalaBR, do Governo do Brasil;
- SAC CAIXA - 0800 726 0101.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano