Cidades

Bom Jesus 2026: Exposição de Velas de Canoas destaca novos talentos e personagens marcantes da história de Penedo

Fernando Vinícius 10/01/2026
Bom Jesus 2026: Exposição de Velas de Canoas destaca novos talentos e personagens marcantes da história de Penedo
- Foto: Kamylla Feitosa (SEMCLEJ)

Quem passar em frente ao porto das balsas de Penedo até às 22 horas deste sábado, 10, tem a oportunidade de contemplar a Exposição de Velas de Canoas, uma das atrações da Festa de Bom Jesus dos Navegantes.

A iniciativa da Prefeitura de Penedo é desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), com diversas figuras ilustres homenageadas nas edições anteriores, trabalho feito por artistas locais conhecidos e também iniciantes que este ano ficou a cargo de dois novos talentos.

“São 142 anos de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo e mais uma vez nós estamos comemorando com a Exposição de Velas, no Porto das Balsas. Temos dez personalidades penedenses sendo homenageadas, figuras pintadas pelos artistas Piegas e Alana Rodrigues. Venham conferir e conhecer um pouco mais sobre a cultura penedense”, convida a Secretária de Cultura Teresa Machado.

As velas das embarcações tradicionais transformam-se em obras de arte produzidas por Alana Rodrigues (@alanaarodrigues_) e Paulo Henrique, que assina como Piegas (@peegas.ttt)

Alana é professora e atua nas artes plásticas há cerca de dez anos. Após receber o convite da Secretaria de Cultura, sugeriu incluir Piegas, analista de sistemas e tatuador que aceitou a missão. Cada uma assina cinco telas, sendo que uma – que homenageia o Maestro Raimundo – é resultado do trabalho conjunto da dupla que fez sua estreia na mostra anual.

“É a primeira vez que faço esse tipo de trabalho,  em quantidade, em tamanho, em tempo,  foi realmente desafiador e eu sinto que cresci muito como artista nesse processo de feitura, de projeção, de tudo mais”, afirma Alana Cavalcante.

O processo criativo da dupla foi marcado pelo uso da tecnologia e pela superação de limites físicos, transformando em pinturas fotos e ilustrações digitalizadas dos homenageados, imagens projetadas nas velas, onde os traços iniciais ganharam cores e novos elementos.

A estética da exposição revela um contraste harmônico entre os estilos dos dois artistas. Enquanto Alana Rodrigues traz a vivacidade das cores em suas pinturas, Piegas optou por empregar o contraste entre preto e branco, inserindo pontualmente elementos coloridos para criar uma unidade visual entre todas as obras.

Do tablet para as velas, o resultado do projeto que valoriza a memória coletiva penedense encanta e emociona. Moradores e turistas admiram e fotografam a exposição que termina às 22 horas de hoje porque o porto das balsas é um dos pontos altos das celebrações dos 142 anos de fé e devoção ao Bom Jesus dos Navegantes.

Neste domingo, 11, o local será ponto de encontro de romeiros e todo o espaço é reservado às embarcações que irão acompanhar a procissão fluvial em homenagem ao santo padroeiro dos ribeirinhos.

Personalidades homenageadas na Exposição de Velas

  • Dom Constantino Lüers: 5º Bispo de Penedo, reconhecido pelo compromisso com os pobres e a simplicidade
  • Cesário Procópio dos Mártyres: Mestre santeiro penedense, criador da imagem de Bom Jesus dos Navegantes que tornou-se referência para as celebrações, em 1915
  • Antônio Pedro dos Santos: Ícone da Escola de Mestres Santeiros de Penedo, formador de gerações de escultores
  • Antônia da Silva Peixoto (Toinha Pitu): Símbolo da cultura popular, dedicada ao pastoril e às festas tradicionais
  • Raimundo Marinho: Político influente, foi vereador e prefeito de Penedo por três mandatos
  • Maestro Raimundo dos Santos: Mestre e regente com trajetória marcante na Sociedade Musical Penedense
  • Otília Menezes Requeira: Matriarca dedicada à educação e ao auxílio dos necessitados, devota de Santo Antônio
  • José Augusto Xavier (Flecha Negra): Atacante lendário e ídolo histórico do Sport Club Penedense
  • Candida Silva Galvão: Pioneira no comércio local, reconhecida como uma das primeiras empresárias da cidade
  • Maestro Nelson Silva: Referência de dedicação à música penedense, tendo formado diversas gerações de músicos.