Cidades
Prefeitura de Penedo doa jalecos para estudantes do IFAL e traz biomédica pesquisadora para inspirar alunas
A Prefeitura de Penedo e a unidade local do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) realizaram na tarde desta quinta-feira, 18, uma atividade conjunta relacionada ao Programa Ciência é Coisa de Menina.
A oficina sobre algoritmos coordenada pela professora Elisângela Costa Santos (IFAL Penedo) reuniu alunas no auditório da Casa de Aposentadoria, capacitação que incluiu palestra da biomédica Paula Salgueiro de Souza.
Natural de Penedo, a docente e pesquisadora da Universidade de Pernambuco foi homenageada e convidada a participar da atividade pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (SEDECIN).

“Nós estamos muito felizes com esse momento que Penedo está vivenciando, de muita efervescência cultural, na educação e na economia, de modo geral. E a SEDECIN faz parte desse processo, apoiando inclusive iniciativas como essa, do IFAL, do Programa Ciência é Coisa de Menina, doando 60 jalecos para as alunas desse projeto coordenado pela professora Elisângela, incentivando essas jovens a investir em ciência, em inovação e, quem sabe, serem futuras cientistas, a exemplo da professora Paula Salgueiro, uma penedense que hoje é professora e pesquisadora”, declarou José Marinho Júnior, gestor da SEDECIN.
A cientista PhD em microbiologia clínica acabou de concluir pós-doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra) e falou de sua alegria em retornar á cidade onde nasceu.

“Estou aqui, visitando a minha terra, onde estão as minhas raízes, e muito feliz de voltar para minha Penedo, ainda mais com essa oportunidade de poder falar para tantas meninas e eu espero inspirá-las, espero ajudar a conduzí-las para um caminho na ciência. Estou voltando agora da Universidade de Oxford, onde fiz um pós-doutorado e vou falar sobre minha trajetória para essas meninas desse projeto lindo”, declarou a pesquisadora que foi aluna bolsista no Colégio Diocesano e também do Prouni durante sua graduação universitária.
Paula Salgueiro recebeu uma homenagem da Prefeitura de Penedo, reconhecimento da administração do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro.
O programa de pesquisa nacional viabilizado por edital do CNPQ visa capacitar estudantes para cursos de graduação na área de exatas, principalmente meninas quilombolas, negras e indígenas, explica a professora Elisângela Costa.

“Hoje nós fizemos essa oficina de algoritmo para que elas possam perceber essa relação com a computação, é o nosso compromisso, capacitar as meninas nas áreas das ciências, engenharia, tecnologia e matemática”, concluiu a coordenadora do projeto no IFAL Penedo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil