Cidades

Operação "Bad Trip": PF desarticula quadrilha em Arapiraca que aliciava jovens para levar cocaína em garrafas de rum

Ação cumpre mandados em AL, PE e RN; grupo treinava "mulas" com disfarces para rota Brasil-Bolívia e ameaçava de morte quem tentasse denunciar

Redação com agências 16/12/2025
Operação 'Bad Trip': PF desarticula quadrilha em Arapiraca que aliciava jovens para levar cocaína em garrafas de rum
Polícia Federal - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nas primeiras horas desta terça-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a operação "Bad Trip". O alvo é uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas que tinha uma de suas principais bases operacionais em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

A ação ocorre simultaneamente em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O objetivo é desmantelar um esquema que recrutava jovens para atuarem como "mulas" no transporte aéreo de entorpecentes no trajeto Brasil-Bolívia.

Ao todo, estão sendo cumpridos 6 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão temporária, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Alagoas.

Cocaína "disfarçada" de bebida

O modus operandi da quadrilha chamou a atenção dos investigadores. Segundo a PF, a cocaína era transportada impregnada em garrafas de rum.

  • Treinamento: Os jovens aliciados recebiam instruções minuciosas de como se comportar diante da fiscalização, utilizando "histórias de cobertura" ensaiadas e até disfarces.
  • Coação: O grupo impunha o silêncio através do medo, realizando ameaças de morte contra qualquer pessoa que pudesse revelar as atividades ilícitas.

Origem da investigação

A operação é resultado de cruzamento de dados após prisões em flagrante ocorridas em aeroportos brasileiros, onde passageiros foram interceptados com as garrafas "batizadas". A PF também identificou uma extensa movimentação financeira incompatível com a renda dos investigados, o que aponta para crimes de lavagem de dinheiro.