Cidades

Trailer do curta ‘Verona do São Francisco – Romeu e Julieta’ é exibido

Com sala cheia, público pode sentir um pouquinho do resultado da oficina

Roberto Miranda 17/11/2025
Trailer do curta ‘Verona do São Francisco – Romeu e Julieta’ é exibido
Com sala cheia, público pode sentir um pouquinho do resultado da oficina - Foto: Kamylla Feitosa

Foram quatro dias intensos de oficina, com aulas no Teatro Sete de Setembro e ruas inteiras do Centro Histórico de Penedo fechadas para gravações que darão origem ao curta-metragem ‘Verona do São Francisco – Romeu e Julieta’, dirigido pelo ator e diretor Alexandre Barillari. Dentro da programação de encerramento da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema, o trailer da produção foi exibido para uma sala lotada, repleta de participantes da oficina, familiares e público em geral.

Antes da exibição, o público assistiu a um depoimento de Barillari, que agora estreia também como realizador no Circuito, agradecendo a oportunidade de conduzir a oficina e de retornar para Penedo.

"Boa noite, meus amigos. Bom, antes de mais nada, eu preciso suportar, ou pelo menos começar a conviver com a dor de não estar com vocês nesta noite. Isso é, para mim, hoje, o meu lado trágico. Sinto a falta de todos vocês. Mas, no começo deste ano, eu cometi a insanidade de sugerir ao meu amigo Sérgio Onofre algo que, naquela altura, eu ainda não sabia que se tratava de uma sugestão absolutamente inimputável, com a sorte de que foi por ele absolutamente acatada. Portanto, Sérgio é meu cúmplice absoluto e admirável nessa insanidade", confessou.

Emocionado, ele encerrou dizendo: "Shakespeare, assim como eu, opta, em todas as suas tragédias, pela morte dos amantes, e não pela morte do amor. Então, hoje, aqui, longe de vocês, desejo uma noite linda. Que isso seja simplesmente o começo da realização de muitos sonhos para todos vocês, Romeus, Julietas, Montecchios, Capuletos ou, simplesmente, os bastidores dessa insanidade chamada ‘Verona do São Francisco’”.

Ana Maria, de 20 anos, foi uma das participantes da oficina, ministrada por Barillari ao longo de quatro dias. Moradora de Penedo, ela interpretou uma das Julietas e conta que viveu uma experiência transformadora durante a semana do Circuito.

“Tudo neste projeto foi maravilhoso e eu só tenho a agradecer por participar. Aprendi muito sobre como demonstrar emoção em cena. Foram dias cansativos, quatro dias de oficina, e eu só tenho a agradecer. Foi um projeto incrível, ficou muito lindo e vocês aguardem, porque ainda vai lançar. Hoje foi só o trailer. Obrigada por tudo”, finaliza.

Uma nova data será marcada para a exibição do curta-metragem ‘Verona do São Francisco – Romeu e Julieta’, gravado no Centro Histórico de Penedo e resultado da oficina que ocorreu durante o Circuito Penedo de Cinema.


Sobre o Circuito


A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.