Cidades
Azul Índigo ilumina a noite no Cine Penedo
Penedo avança no campo da animação com curta feito a muitas mãos e acolhido pelo público
Com o Cine Penedo lotado, Azul Índigo teve sua primeira exibição pública na noite de domingo (16). Responsável por abrir a cerimônia de encerramento do Circuito, o curta-metragem em stop-motion marca a primeira animação em recortes produzida pelo Lab-Escola de Cinema. Pensado para o público infantil, o filme amplia as possibilidades criativas e técnicas do audiovisual realizado na cidade.
Antes da sessão, a diretora Andréa Paiva subiu ao palco para agradecer e recordar sua trajetória. “É uma grande satisfação estar aqui no Circuito Penedo, onde iniciei minha carreira como cineasta há sete anos. O processo criativo deste filme começou em 2022, quando lancei, na Festa Literária de Penedo, o livro ‘Juvenal e o Paraíso’”, contou.
Na obra literária, o personagem Juvenal enfrenta as dificuldades de sobreviver em um ambiente marinho degradado pela poluição. “Foi a partir desse livro que nasceu a ideia da animação em stop-motion. Até então, eu não imaginava utilizar essa técnica, apesar da minha experiência com cinema e documentários”, explica Andréa.
A diretora lembra que o processo foi marcado por experimentações. “Até chegarmos à técnica de recortes que usamos hoje, foi necessário um período intenso de estudos. Pesquisei modelos, desenvolvi peças e testei materiais até encontrar a forma que deu identidade ao filme”, relata.
Andréa também destacou que o curta é resultado de um trabalho coletivo, dividindo o palco com a diretora de arte, Priscilla Calumbi. “Estamos iniciando uma jornada de ensino e produção em animação aqui em Penedo, e este filme é o nosso pontapé segmento”, concluiu.
“A gente junto é mais forte”. Com essa frase, a protagonista Iara inspira a união em torno da conscientização ambiental. Corajosa, amiga dos animais e conectada à natureza, ao lado de outros personagens amigos, ela desperta no público o desejo de um mundo mais consciente e sustentável.
O filme também inclui uma janela de tradução simultânea em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e garantindo o acesso da obra a diferentes públicos.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026