Cidades
Novas vias em Penedo (AL) levam conforto, valorização e desenvolvimento para moradores
A cidade histórica de Penedo (AL) está recebendo um importante impulso em sua infraestrutura urbana. Com investimento de cerca de R$ 870 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), serão recuperados 5,3 mil metros quadrados de ruas. As obras vão melhorar a mobilidade urbana, facilitando o deslocamento de moradores e visitantes, além de fortalecer o comércio local e o acesso a serviços públicos. A iniciativa também contribui para a valorização do patrimônio histórico de Penedo, integrando as novas vias ao seu ambiente urbano e turístico.
Para a implantação da infraestrutura urbana, a Codevasf está realizando pavimentação do tipo paralelepípedo em vias das comunidades Campo Redondo e Manibu. Os trabalhos incluem serviços de topografia, terraplenagem, pavimentação, implantação de drenagem, sinalização viária e serviços complementares.
Menos custos com manutenção de vias
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a nova infraestrutura vai reduzir os custos de manutenção das ruas e preservar o aspecto histórico da cidade, que completará 390 anos em 2026.
“A pavimentação em paralelepípedo é a melhor solução para implantar a infraestrutura urbana nessas comunidades. Esse revestimento possui baixos custos de manutenção e grande durabilidade. Além disso, o paralelepípedo se integra facilmente ao contexto urbano e histórico de Penedo”, afirmou o superintendente regional.
O município de Penedo é um dos maiores em extensão territorial do estado de Alagoas e abriga diversos povoados. Esses núcleos rurais desempenham papel importante na descentralização das atividades comerciais e de prestação de serviços. O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, destaca o impacto da nova infraestrutura nessas comunidades e a parceria entre a prefeitura e a Codevasf.
“A gente defende que os povoados de Penedo tenham as mesmas condições de infraestrutura que a zona urbana. Essas obras de pavimentação no Campo Redondo e no Manibu representam mais do que ruas calçadas — elas trazem dignidade, conforto e valorização para as famílias dessas comunidades. É uma satisfação enorme ver esse trabalho quase concluído e contar com a parceria da Codevasf, que tem sido essencial para levar melhorias reais à vida do povo penedense”, afirmou o prefeito.
PENEDO
Estágio avançado das obras
O engenheiro civil da Codevasf, Marcos Onofre, é o responsável por acompanhar a execução do serviço de pavimentação em paralelepípedo em Penedo. Segundo ele, a obra está em estágio avançado, com 80% dos serviços concluídos.
“Já executamos os trabalhos nos trechos que compreendem ruas nas comunidades Campo Redondo e Manibu. Iniciamos há pouco tempo mais uma frente de trabalho em novas ruas nessas localidades. A previsão é de que a pavimentação seja concluída até o final de fevereiro do próximo ano, finalizando todo o trabalho”, explicou o engenheiro.
A implantação da nova infraestrutura urbana está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Os recursos para execução da obra têm origem em emenda parlamentar destinada à Codevasf.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército