Cidades

Penedo é o único município de AL a receber o Mutirão Nacional do Código Florestal

Roberto Miranda – jornalista Secom/PMP 05/11/2025
Penedo é o único município de AL a receber o Mutirão Nacional do Código Florestal

Em Alagoas, Penedo foi escolhida para receber o Mutirão Nacional do Código Florestal nesta terça-feira (04), trabalho que envolve a regularização ambiental de imóveis rurais por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A iniciativa é uma realização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O mutirão aconteceu simultaneamente em 12 estados, dentro da programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), com transmissão ao vivo. Penedo foi o único município alagoano incluído na ação.

“O Cadastro Ambiental Rural é uma declaração que todo titular de imóvel rural precisa fazer sobre a situação ambiental de sua propriedade. É uma ferramenta muito importante, pois garante a preservação das áreas frágeis, das margens dos rios e de um percentual da área com vegetação nativa. Para quem já possui o cadastro, é fundamental mantê-lo atualizado e acompanhar sua regularidade. Alagoas avançou muito no último ano, com um grande esforço na análise, atualização e aprovação dos cadastros. As cidades margeadas pelo São Francisco evoluíram bastante, e por isso estamos aqui”, explicou João Laguens, servidor do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e integrante da Gestão Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A ação realizada na Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo contou também com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que, no último ano, analisou 76 mil cadastros.

“Nosso objetivo com o mutirão é alertar os proprietários rurais sobre a importância da regularização ambiental. Hoje disponibilizamos em Penedo serviços de inscrição e retificação no CAR, além de capacitação para técnicos que atuam com o cadastro. Queremos realmente chamar a atenção para a necessidade de manter a regularização ambiental em dia”, destacou a coordenadora do Cadastro Ambiental Rural em Alagoas, Isabel Nepomuceno.

Com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o agricultor tem acesso a diversas facilidades, como empréstimos e subsídios rurais.

O produtor Jeovane Santos participou do mutirão para atualizar um terreno de sua propriedade. “Precisava regularizar minha área. Já fazia anos que estava com esse problema, e hoje tudo foi resolvido. Em uma área da minha propriedade constava vegetação, mas não existia nada lá. Com a atualização do CAR, consegui corrigir tudo e estou saindo muito satisfeito com o atendimento”, contou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Penedo, Fagner Matias, também acompanhou o Mutirão Nacional do Código Florestal.

“Penedo recebe hoje o Mutirão Nacional do Código Florestal, uma importante ação voltada à regularização ambiental, ao monitoramento do desmatamento e à preservação dos recursos naturais. Com o Cadastro Ambiental, os proprietários rurais são beneficiados com o acesso facilitado a linhas de crédito e com maior segurança jurídica. Faça a sua parte, cadastre ou atualize a sua propriedade”, concluiu.