Cidades

Vigilância Sanitária de Palmeira intensifica inspeções em bares para evitar risco de intoxicação por metanol

Ação determinada pela prefeita Tia Júlia busca conferir notas fiscais e orientar comerciantes sobre segurança na compra de bebidas

Cinara Corrêa com agencias 05/10/2025
Vigilância Sanitária de Palmeira intensifica inspeções em bares para evitar risco de intoxicação por metanol
- Foto: PMPI

A Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), iniciou nesta semana uma série de inspeções em bares e restaurantes do município com o objetivo de verificar notas fiscais e garantir a procedência das bebidas comercializadas.

A medida foi determinada pela prefeita Tia Júlia após o aumento de casos de intoxicação por metanol registrados em outros estados do país. A substância, altamente tóxica, tem causado diversas internações e até mortes. Embora não haja registros da ocorrência em Alagoas, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a ação preventiva busca reforçar a vigilância e proteger os consumidores.

O coordenador da VISA, Fabiano Moraes, explicou que a equipe já realiza inspeções de rotina, mas intensificou as visitas com foco nesse tipo de fiscalização. “Fomos a bares de grande movimento na cidade para verificar notas e orientar os proprietários sobre os cuidados na hora de adquirir esses produtos. O consumidor também tem direito de pedir informações e esclarecer dúvidas com o estabelecimento”, destacou.

Fabiano reforçou ainda que denúncias ou suspeitas podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária do município, que continuará monitorando os pontos de venda de bebidas alcoólicas nos próximos dias.