Cidades
Pesquisa em edificação histórica de Maceió será apresentada em evento
O estudo identificou e categorizou problemas estruturais e propôs medidas mais eficazes e sustentáveis de intervenção

Entre mais de 430 trabalhos, o artigo da Ufal foi um dos 24 selecionados para apresentação oral no Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2025), que será realizado de 6 a 9 de outubro em Vitória (ES). O evento promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua vai ocorrer durante a 80ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea).
O artigo intitulado Uso do Método de Ishikawa para Análise de Manifestações Patológicas em Edificação Histórica, do egresso do curso de Engenharia Civil (Ctec/Ual) Greysson Henrique de Oliveira Barbosa, foi feito em coautoria com os professores Cássia Vanessa Albuquerque de Melo, Karoline Alves de Melo Moraes e Paulo César Correia Gomes.
O estudo teve como objeto a edificação histórica que atualmente está em posse do Tribunal de Justiça de Alagoas, localizada no centro de Maceió. Trata-se de um patrimônio arquitetônico que já abrigou diferentes instituições ao longo de sua história, conforme registros encontrados no site História de Alagoas.
Utilizando o método de Ishikawa para ferramenta diagnóstica, conhecido como Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama Causa e Efeito, o artigo identificou e categorizou 24 manifestações patológicas, a exemplo de fissuras, infiltrações e desplacamentos, permitindo compreender suas causas e propor medidas mais eficazes e sustentáveis de intervenção. “A pesquisa evidenciou como a preservação dessa edificação contribui não apenas para a segurança estrutural, mas também para a manutenção da memória cultural alagoana”, destacou Greysson.
Para realizar a pesquisa, o aluno fez inspeções técnicas seguindo normas da ABNT, garantindo rigor metodológico; utilizou o Diagrama de Ishikawa como ferramenta gráfica para organizar causas e efeitos de forma acessível; e deu ênfase em segurança, sustentabilidade e conservação preventiva. O trabalho foi desenvolvido durante o estágio dele no Tribunal de Justiça de Alagoas e, segundo o egresso, “reforça a relevância da Ufal como formadora de profissionais e pesquisadores comprometidos com a sustentabilidade, a preservação do patrimônio e a inovação em materiais e métodos construtivos”.
Sobre o Contecc
Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia é considerado o maior realizado no Brasil na área tecnológica e reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de ensino para divulgar trabalhos, trocar experiências e debater avanços ligados à engenharia, agronomia e geociências.
O evento funciona como vitrine para a produção científica e tecnológica, aproximando o meio acadêmico do setor produtivo e dos conselhos profissionais. Além disso, o Contecc é organizado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o que garante legitimidade institucional e conexão direta com a regulamentação e valorização das profissões. A professora Cássia Vanessa Albuquerque de Melo vai apresentar oralmente o artigo no Congresso, representando os autores.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+