Cidades
Agentes comunitários de saúde passam por capacitação para assistência aos idosos
Formação promovida pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria de Saúde de Maceió, visa melhorar o atendimento ao público 60+
Dando continuidade à capacitação dos profissionais da Atenção Primária no cuidado integral à população com 60 anos ou mais, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde de Maceió(SMS), realizou nesta sexta-feira(15), a segunda etapa da atualização sobre Avaliação Multidimensional, que teve como tema em destaque a prevenção de quedas. Dessa vez, o treinamento foi dirigido aos agentes comunitários de saúde da rede municipal.
Contando com parceria de representantes do Ministério da Saúde(MS) na realização das palestras, a capacitação promovida pelo Programa busca qualificar esses profissionais, de modo a proporcionar uma prestação de serviço de qualidade e humanizada, como um estímulo à prevenção e conscientização, a fim de alcançar mais usuários para a rede de atendimento e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para o público de 60 anos ou mais.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Denyse Maia, reforçou o compromisso em qualificar a equipe multiprofissional da Atenção Primária para a continuidade de um serviço de qualidade e humano.
“A avaliação multidimensional por meio do uso do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20(IVCF-20) é um método bastante eficiente para a identificação da demência e o risco de quedas é uma das variantes que se faz necessário verificar. É esse cuidado integral em todos os âmbitos da saúde da pessoa idosa que nos permite assistir, de forma ampla, à saúde mental, motora, cognitiva e familiar, fortalecendo a rede de apoio e o bem-estar dos usuários”, destaca.
A agente comunitária da UBS Aliomar Lins, Amélia Duarte, participou da capacitação e destacou a importância desse evento, tanto para a formação dos profissionais, quanto para quem vai receber os serviços.
“Essa atualização é fundamental, pois nos preparamos para cuidar adequadamente da pessoa idosa, proporcionando longevidade com qualidade. Atualmente, já temos visto uma diminuição no consumo de medicamentos nessa população, devido a adoção de hábitos saudáveis, como atividade física e acompanhamento emocional, mas nesses eventos somos capacitados para investigar, diagnosticar, criar vínculos e contribuir cada vez mais para a qualidade de vida desses usuários, inserindo-os na rotina das unidades de saúde, reduzindo o sedentarismo e o risco de acidentes.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal











