Cidades
Maceió promove atualização de profissionais do Programa Saúde na Escola
Encontros visam estimular o planejamento de estratégias educativas mais eficazes para a atuação das equipes
A Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde realizou ao longo do mês de julho, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), três encontros formativos com o objetivo de promover atualização de técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE) e profissionais de Educação Física, estimulando o planejamento de estratégias e ações educativas mais eficazes para os diversos contextos de atuação da equipe.
No primeiro encontro, a equipe trabalhou a temática da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável utilizando o Guia Alimentar para a população brasileira por meio de uma oficina educativa. A atividade teve como foco a disseminação de conhecimentos e o planejamento de estratégias voltadas para alunos da rede pública, respeitando as especificidades de cada faixa etária. A oficina foi conduzida pelas estagiárias de nutrição da Ufal Maria Clara Tavares e Natália Lopes com a participação das nutricionistas Kelly Barros e Adriana Paffer.
O segundo encontro consistiu em uma oficina voltada para o desenvolvimento de atividades lúdicas sobre alimentação adequada e saudável, organizadas conforme as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio), por meio de metodologias ativas. Após a construção das propostas, foi realizada uma apresentação seguida de debate das técnicas educativas elaboradas, que consistiram em dinâmicas e jogos educativos.
“A oficina resultou na produção coletiva de materiais educativos como, por exemplo, a simulação de um júri formado pelos estudantes do Ensino Médio, baseado no julgamento do grau de processamento dos alimentos. Esses recursos educativos serão utilizados pelos profissionais em suas práticas com crianças e adolescentes dos territórios sob sua responsabilidade”, destaca Adriana Paffer, coordenadora-técnica de Promoção e Educação em Saúde da SMS.
No terceiro momento formativo, foi realizada uma roda de conversa sobre o Direito Sexual e Reprodutivo. A formação promoveu a troca de saberes relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), formas de prevenção, mitos e verdades. A abordagem participativa por meio de roda de conversa abordou também os aspectos socioculturais que permeiam a temática.
A atividade foi conduzida pelos técnicos Teresa Carvalho e Fábio Mota da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) do município de Maceió. Posteriormente, haverá um novo encontro para elaboração de materiais educativos, baseados nas informações adquiridas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal




