Cidades
Empreendedores do Sertão Alagoano recebem palestras sobre o futuro da liderança

Delmiro Gouveia – Os empreendedores com maior destaque no mundo têm uma característica em comum: eles são verdadeiros líderes. E para discutir e apresentar as qualidades, desafios e características desses gestores e como estas irão impactar o crescimento das micro e pequenas empresas nos próximos anos, o Sebrae Alagoas promoveu, na noite da última sexta-feira (18) no Hotel Bristol Aline, em Delmiro Gouveia, o evento ‘O Futuro da Liderança’.
Impactando os empresários de vários municípios do Sertão Alagoano, o evento teve início com a palestra ‘Liderança: Aprender (Modo On)’, ministrada pela especialista em comportamento humano e psicologia nas organizações, Verônica Gurgel. Ela também é instrutora de empresa credenciada ao Sebrae que ministra o Curso Líder Coach e o Seminário Empretec. Este é um curso que tem a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo aplicada no Brasil pelo Sebrae e visa o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor, bem como a identificação de novas oportunidades de negócios.
Em sua palestra, Verônica ressaltou que algumas das principais características dos líderes do presente e do futuro são a capacidade de aprender sempre e de ter autoliderança. “O líder tem que, primeiramente, se conhecer, saber quais os seus pontos fracos, assumi-los e trabalhá-los. Alguns empresários e líderes dizem que não têm ponto fraco e isso é muito grave. O líder também precisa aprender, fazer cursos e se capacitar. Muitos empresários acham que não precisam mais tirar um tempo para aprender, mas eles devem manter sempre essa sede por aprendizado”, pontua.
Verônica Gurgel também abordou aspectos como foco, disciplina, capacidade do líder em estabelecer metas, celebrar as pequenas conquistas pessoais e no negócio, reconhecer os colaboradores, além de observar as mudanças no mercado, como os fatores que exigem novas habilidades do líder e dos liderados.
“A próxima década será a mais disruptiva de todos os tempos. Por isso, o líder vai precisar se aprimorar e se requalificar. É com a pressão dessa mudança repentina, como foi no início da pandemia, que o líder deve enxergar os desafios como oportunidades de se aprimorar, de crescer, e não apenas como ameaças. Às vezes o que falta é só uma pressão, um empurrãozinho”, afirma Verônica Gurgel.
Encerrando a palestra, Verônica falou sobre o líder como guardião de valores, entre eles a confiança e a integridade, lembrando trechos do livro ‘Arrume sua cama’, do almirante McRaven, da Marinha dos Estados Unidos.
“Em um dos trechos do livro, o almirante fala sobre a importância de começar o dia com pequenas atitudes como arrumar a cama. Ele também relata uma missão que iria deixar os marinheiros mais exaustos do que o normal. Ele colocou um sino e disse que o marinheiro que não aguentasse mais, só precisava tocar o sino para ser liberado. Por isso, digo o seguinte: arrume sua cama e celebre essa pequena atitude todas as manhãs. Além disso, não desista, não toque o sino”, finaliza Verônica Gurgel.

Saúde, alegria e trabalho duro
Na sequência, foi a vez do empresário José Felipe Carneiro compartilhar suas percepções e experiências da sua trajetória como empreendedor. Com seu irmão Tiago Carneiro, Felipe se tornou sócio da ABInbev. Em sociedade fundaram a Zx Ventures, braço de inovação da ABInbev, com atuação em quase 30 países e dezenas de marcas de bebidas. No Brasil, inclui as cervejarias Bohemia, Colorado e Wäls. Nos EUA, fundaram em 2015 a cervejaria Novo Brazil, que já é destaque na Califórnia.
Felipe compartilhou sua história como empreendedor, desde o sonho do avô que era padeiro no interior de Minas Gerais, mas queria abrir uma cervejaria, deixando o legado para seu pai e sua mãe, que também cresceu em um ambiente de uma pequena empresa.
“Meu avô dizia que um dia iria abrir uma cervejaria. Todos diziam que ele era louco, já que ele tinha uma pequena padaria, simples e fazer cerveja estava distante daquela realidade. Foi nesse ambiente que meu pai cresceu e conheceu minha mãe. Ela também cresceu em um ambiente de negócios, vendendo carnes. Eles sempre me diziam para eu entregar o melhor que eu pudesse aos clientes”, recorda Felipe.
Com o conhecimento que os pais dele tinham, abriram uma hamburgueria com a fabricação dos próprios pães e ingredientes dos sanduíches. A hamburgueria virou uma rede de lanchonetes que passou a contar com a própria cerveja, a Wäls. As lanchonetes quebraram, mas a cerveja ficou. Sem perceber, Felipe começava a realizar o sonho do avô, idealizado em 1999.
“As pessoas só falam do sucesso, mas não falam do fracasso. Quebramos mais de 26 empresas antes de realizar o nosso sonho, o sonho que era do nosso avô. A maior parte da jornada é feita de insucessos. Foi assim que fermentamos o nosso sonho. Foi buscando ter saúde física e mental, sempre com alegria que chegamos ao sucesso. O trabalho duro completa e chancela o tripé do sucesso”, afirma Felipe.
Na jornada, a Wäls, que passou a ser a cerveja mais premiada do mundo, chegou a vencer a ‘copa do mundo das cervejas’ a World Beer Awards (WBA), principal competição do universo cervejeiro. Felipe ainda iniciou a Novo Brazil, nos Estados Unidos e virou sócio da ABInbev. Com bom humor, ele revelou alguns dos segredos para o sucesso.
“Eu busco sempre estar com pessoas melhores do que eu. Além disso, vou deixar umas dicas para quem tem uma pequena empresa aqui no Sertão de Alagoas: busque ser a melhor empresa daqui, depois a melhor do estado, a melhor do Nordeste, do Brasil, da América do Sul e do Mundo. Vocês podem, aqui, nessa terra linda e que tem muito potencial. Sonhem alto. Sonhar alto dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. Além disso, sigam a regra TBC: Tirem a Bunda da Cadeira”, conclui o empresário.
Acompanhando as palestras, estava Maria de Lourdes, proprietária da rede de lojas Labelle, com seis unidades em Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi e Canindé do São Francisco, em Sergipe. Ela falou sobre a importância das palestras e o quanto elas impactam na sua visão de empreendedora.
“Aproveitei essa oportunidade de vir e foi algo muito valioso para mim. Com essas palestras, vi que tudo o que acontece de bom e grandioso no mundo dos negócios, muitas das vezes, acontece com simplicidade, com humildade, com atitudes simples. É só a gente se doar. Ser empreendedor é se doar a cada dia. Vou levar essas lições para o meu negócio e inspirar outras pessoas, a começar pelos nossos colaboradores”, pontua.
O gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae Alagoas em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, fez um balanço do evento e falou sobre a importância de trazer conteúdos assim para os empreendedores do Sertão.
“Ficamos bastante satisfeitos pelo nível de conteúdo do evento, pelo nível dos participantes também. Fizemos uma escolha bem direcionada para trazer empresários e líderes daqui. O público teve bastante aderência com o que foi discutido aqui no evento. Oportunizar esse tipo de conhecimento de alto nível possibilita mudanças na realidade, no contexto da nossa região. A liderança pode ser treinada, pode ser aprimorada. Mesmo sendo algo desafiador, é muito bom desenvolver essas competências principalmente nesse cenário de necessidade de adaptação às novas gerações”, conclui.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas