Cidades
Projeto AgroNordeste-AL promove oficinas de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo

Produtores rurais de vários povoados de Olho D’água das Flores receberam oficinas presenciais para melhorar produção. Fotos: Divulgação
Criado para aumentar a cobertura da assistência técnica para pequenos produtores rurais, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização deles, além de garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado, o Projeto AgroNordeste retoma suas ações com capacitações promovidas pelo Sebrae Alagoas. Desta vez, durante todo o mês de maio, o município contemplado foi Olho D’água das Flores, atendendo produtores de povoados como Areia Branca, Povoado Pedrão, Comunidade Guarani, Sítio Minador, Sítio Camaratuba e Sítio Mulatinha.
Diante do cenário de pandemia, o projeto volta com a realização de consultorias, capacitações e oficinas no formato presencial com os temas de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo, contemplando o público da agricultura familiar do semiárido de Alagoas, que passaram a enfrentar novos desafios neste período de distanciamento social.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Pollyana Bellotti, ressalta que com esse cenário, o pequeno produtor foi afetado de forma negativa nas vendas, pois, esses eram fornecedores de programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Diante da suspensão de aulas e eventos, por exemplo, esses empreendedores tiveram que se adaptar para atender a demanda do mercado privado. Com isso, o Sebrae está investindo em capacitações abordando temas como associativismo e cooperativismo, que juntos são mãos que cooperam com o desenvolvimento da agricultura familiar e da região localmente”, afirma.
Em parceria com o sindicato rural do município de Olho D’água das Flores, as oficinas trouxeram temas focados no coletivo e na gestão dessas organizações que foram afetadas pela pandemia. “Hoje, essas organizações buscam um novo formato para melhorar a sua produção, sua gestão e abertura de mercado, inovação, formato remoto e a absorção de novos clientes para conseguir produzir alimentos chegando ao mercado privado”, reforça Pollyana.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento também falou sobre suas expectativas em relação ao andamento do projeto ao longo de 2021. “Este ano, estamos com boas expectativas para desenvolver importantes ações junto aos produtores realizando, além das capacitações, orientações, informações e direcionamentos, buscando novas alternativas para a inserção deste público e de todos aqueles que são empreendedores no nosso estado”, conclui.
Em caso de dúvidas e mais informações sobre o Projeto AgroNordeste, o produtor pode entrar em contato com o Sebrae Alagoas pelo site www.sebrae.com.br/alagoas, pelas redes sociais ou pelo telefone/WhatsApp 0800-570-0800.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado

