Cidades
Arapiraca: Grupo de coco do mestre Nelson Rosa vai rodar o Brasil em 2015
O coco de roda é um das nossas manifestações culturais mais genuínas, de conotações africanas e indígenas. E um dos grupos de Arapiraca vai fazer 120 apresentações pelo Brasil no ano que vem.
A investida será a partir de um convite a Nelson Rosa, um dos baluartes da nossa cultura, considerado mestre da Cultura Popular Tradicional pela Prefeitura de Arapiraca em 2013 e Patrimônio Vivo de Alagoas, título recebido em 2005 pela Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult).
Ele recebeu o aceno do Serviço Social do Comércio (Sesc) para as apresentações país adentro, contemplando o projeto Sonora Brasil. Talentoso poeta popular e embolador, Rosa leva uma vida simples e arraigada ao setor cultural na comunidade Vila Fernandes, desde que começou a comandar o grupo que tinha parentes como integrantes e hoje ultrapassou as cercas dos currais de fumo de Arapiraca e ganhou o país.
“Já estivemos no Sudeste divulgando o coco de roda. Será maravilhoso levar nossa cultura para os quatro cantos do Brasil. Isso precisa ser levado adiante e para quem ainda não tem familiaridade com essa manifestação”, diz o mestre Nelson Rosa, ressaltando que as performances começam apenas em junho de 2015.
Com mais de 17 edições, o Sonora Brasil é o evento de maior importância da música contemporânea do país, sendo uma das mais importantes ações de transmissão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais. A ação escolhe bianualmente dois temas com quatro grupos por temática. Em 2013, os temas foram “Tambores e Batuques”.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
