Brasil
Heloísa Helena, deputada federal da Rede, celebra decisão de Flávio Dino contra revalidação do orçamento secreto
A Heloísa Helena, deputada federal em exercício pela Rede Sustentabilidade, usou suas redes sociais para destacar a vitória obtida no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a tentativa de revalidar emendas do chamado orçamento secreto.
Segundo a parlamentar, o ministro Flávio Dino acolheu mandado de segurança com pedido de liminar impetrado contra uma medida que, nas palavras dela, “ressuscita vergonhosamente emendas bilionárias já canceladas”.
A ação questiona a revalidação de quase R$ 3 bilhões referentes ao período de 2019 a 2022, somando-se, conforme denunciado, aos mais de R$ 60 bilhões retirados de áreas sociais para compor o orçamento de 2026. Para Heloísa Helena, trata-se de uma iniciativa sem transparência, sem critérios e sem controle democrático, afrontando princípios constitucionais.
A deputada ressaltou que a iniciativa foi coletiva, construída com a Rede Sustentabilidade, o deputado Túlio Gadelha e a deputada Fernanda Melchionna. Em tom firme, respondeu às críticas recebidas após o ingresso da ação:
“Quem ficou nervosinho com a nossa ação, vá discutir com o Flávio Dino. Nós não temos medo. Pode vir, que estamos fervendo.”
A decisão reforça o movimento do Supremo Tribunal Federal para impor publicidade, rastreabilidade e controle ao orçamento público, limitando práticas associadas às emendas de relator. Para Heloísa Helena, o resultado representa uma vitória política e institucional em defesa da democracia e do uso responsável dos recursos públicos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público