Brasil

Maioria desaprova atuação de Janja no governo, aponta pesquisa

Levantamento do PoderData mostra que 61% rejeitam participação da primeira-dama; índice de aprovação é o menor já registrado

Redação 03/10/2025
Maioria desaprova atuação de Janja no governo, aponta pesquisa
- Foto: Agencia Brasil

A participação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, nas atividades do governo federal é desaprovada pela maioria dos eleitores brasileiros que dizem conhecê-la. É o que aponta pesquisa divulgada pelo PoderData, realizada entre os dias 27 e 29 de setembro.

De acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados afirmaram não aprovar o envolvimento de Janja na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número representa um aumento de 11 pontos em relação ao levantamento anterior, realizado em junho, e marca o maior índice de rejeição desde maio de 2024.

Já a aprovação da atuação da primeira-dama caiu para 23%, a menor taxa registrada desde o início da série histórica feita pelo instituto. Outros 16% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.

O levantamento também apontou que Janja é amplamente conhecida entre os eleitores: 89% afirmaram saber quem ela é, seja por conhecimento direto ou por informações veiculadas pela imprensa. Aos 59 anos, Janja é casada com Lula, de 79, e tem se destacado por participar de agendas oficiais e por sua atuação em pautas sociais e culturais.

Os dados revelam que, apesar da visibilidade crescente, a presença da primeira-dama no governo divide opiniões e enfrenta resistência de parte significativa do eleitorado.