Brasil
Desmatamento no Pará cai 55% em 3 anos, mas estado segue líder na destruição da Amazônia

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado já perdeu mais de 172 mil km² de floresta desde 1988, o maior índice em toda a região coberta pela floresta amazônica.
O Pará reduziu o desmatamento de 5.238 km² para 2.395 km² entre 2020 a 2021 e 2023 a 2024, representando queda de 55% em três anos. Mesmo assim, o estado ainda responde por 36,7% de toda a devastação da Amazônia Legal.Segundo o INPE, a redução no Pará contribuiu para a queda geral de 52% no desmatamento de todo o bioma amazônico. Ainda assim, desde 1988, o Pará já perdeu mais de 172 mil km² de floresta, consolidando-se como o principal responsável pelo desmate histórico da região.A melhora nos índices acontece meses antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, colocando o Pará no centro das atenções internacionais sobre preservação ambiental.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira