Brasil
Trump publica comunicado e pede o fim imediato de processo contra Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma carta nesta quarta-feira (17) direcionada a Jair Bolsonaro, em que sai em defesa do ex-presidente brasileiro e critica a Justiça do Brasil.
Sem apresentar provas, Trump acusa o governo brasileiro de promover "ataques à liberdade de expressão", tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A mensagem foi publicada na Truth Social, rede social de propriedade do republicano.
"Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!", disse Trump.
A manifestação de apoio ocorre no âmbito do recente anúncio de tarifas extras de 50% contra produtos brasileiros e de uma investigação aberta por Washington sobre supostas práticas comerciais desleais do Brasil.
Governo brasileiro responde publicação de Trump
Na rede social X, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chamou a declaração de Trump de chantagista e que exige que o Brasil abra mão da sua soberania.
"A carta de Donald Trump a Jair Bolsonaro expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil. O estadunidense exige que o país desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país. Quanto mais se aproxima a hora do julgamento, mais claro fica que Bolsonaro coloca seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro", publicou.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra