Brasil
Ministros criticam 'tarifaço' em evento que anunciou projetos de transportes intermodais no Brasil
Nesta quarta-feira (16), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, criticou duramente o tarifaço anunciado por Donald Trump, que determinou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.
"Essas medidas que foram tomadas pelo presidente dos Estados Unidos penalizam o povo brasileiro, sobretudo os empregos", afirmou, criticando abertamente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que defende as medidas norte-americanas.
Para o ministro, a decisão também prejudica o setor produtivo estadunidense, já que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil. Ao comentar pressões de aliados de Bolsonaro para o país adotar anistia a golpistas, Costa Filho disse que sentiu "vergonha em exercer o mandato" em meio a tais opositores.
Durante evento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, celebrou a assinatura de um memorando com a China, a fim de desenvolver um corredor logístico que ligue a Bahia ao oceano Pacífico, passando pelo Centro-Oeste e chegando até o Peru, com destino final no maior porto chinês da América do Sul.
"Nós precisamos do transporte intermodal. E aí entram os nossos mares, aí entram os nossos rios, aí entra a cabotagem", disse.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra