Brasil
Lula decide substituir Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, diz mídia
Lula tomou a decisão por considerar Padilha mais articulado politicamente e com maior trânsito no Congresso, em um momento em que o presidente busca divulgar medidas positivas de seu governo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai demitir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e substituí-la no cargo pelo deputado federal Alexandre Padilha, que atualmente comanda a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), órgão responsável pela articulação política com os deputados e senadores.
Segundo noticiou o jornal O Globo, citando interlocutores do governo, a decisão foi tomada porque Lula considera Padilha mais articulado politicamente e com maior trânsito no Congresso. Padilha também foi ministro da Saúde durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016).
Segundo informou o jornal, em princípio, Lula não estava muito inclinado a fazer a troca, mas tomou a decisão neste sábado (22), por considerar que a pasta tem um grande potencial para ser uma boa vitrine de seu terceiro mandato, em um momento que o presidente busca divulgar as ações positivas de sua gestão.
A expectativa é que o anúncio oficial da troca no Ministério da Saúde seja divulgado nos próximos dias, antes do Carnaval.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
2LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
3ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
4COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
5SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante