Brasil
Uso excessivo da força e expansão de facções: a política de segurança pública está por um fio?
Somente em 2023, 6.393 pessoas foram mortas por policiais no Brasil, um aumento de 188,9% em dez anos.

Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2024, ano também marcado pela superevidência midiática de casos de violência policial. Com a expansão de facções criminosas por quase todos os cantos do Brasil, o país tem investido em políticas de segurança pública eficazes? Quais são as metas e desafios para 2025?
Para responder essas e outras questões, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Carolina Grillo, professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI); e Robson Rodrigues, antropólogo, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coronel da reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e ex-comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira