Brasil
Presidente Lula inicia 2º dia da Cúpula de Líderes do G20
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou o segundo e último dia da Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro. Na noite de ontem, segunda-feira (19), foi aprovada por unanimidade a declaração final dos líderes que foca principalmente no
A reunião desta terça-feira culmina com a cerimônia de transferência da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul, que lidera o grupo em 2025.
Prevista para ser emitida no encerramento da cúpula, o texto final foi divulgado antecipadamente, na noite de segunda-feira (18). No documento, os líderes exaltaram a iniciativa contra a insegurança alimentar, formalizada na Aliança Global Contra a Fome, lançada no evento.
Apenas duas palavras foram alteradas no documento final, uma vitória para a diplomacia brasileira. No ano passado, em Nova Deli, Índia, os países não chegaram a um consenso devido a questões relacionadas às sanções impostas à Rússia e ao conflito ucraniano.
Dessa vez, a declaração final defende uma "paz abrangente, justa e duradoura" e "relações pacíficas, amigáveis de de boa vizinhança entre as nações. O texto também pede um cessar-fogo na Faixa de Gaza e expressa preocupação com a escalada do conflito para o Líbano.
Os conflitos mundiais, no entanto, não foram tema principal do encontro. A presidência brasileira elencou como foco do evento o desenvolvimento sustentável e a urgência de combater as mudanças climáticas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas