Brasil
Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica, diz IBGE
A inflação brasileira subiu para 0,56% em outubro, 0,12 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês anterior (0,44%), de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografi
De acordo com o levantamento, o resultado foi influenciado, principalmente, pelas altas no grupo Habitação (1,49%), após aumento nos preços da energia elétrica residencial (4,74%), com 0,20 p.p. de impacto.
"Em outubro esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 2, que acrescenta R$7,87 a cada 100 kwh consumidos, enquanto em setembro estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, que acrescenta aproximadamente R$4,46", diz o texto divulgado pelo IBGE.
Alimentação e bebidas (1,06%) também pesou no resultado, devido ao aumento das carnes (5,81%, e 0,14 p.p. de impacto). No ano, a inflação acumulada é de 3,88% e, nos últimos 12 meses, de 4,76%.
Foi a maior variação mensal das carnes desde novembro de 2020, quando a variação foi de 6,54%.
O aumento de preço das carnes pode ser explicado por uma menor oferta desses produtos, por conta do clima seco e uma menor quantidade de animais abatidos, e um elevado volume de exportações
A alimentação fora do domicílio, com alta de 0,65%, registrou variação superior à de setembro (0,34%). O subitem refeição acelerou de 0,18% para 0,53%, enquanto o lanche acelerou de 0,67% para 0,88%.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista