Brasil
Parlamentos do G20 defendem inclusão social e proteção ambiental em carta; Argentina não assina
A 10ª Cúpula dos Parlamentos do G20 (P20) reuniu em Brasília representantes legislativos dos países que fazem parte do grupo e teve o último encontro nesta sexta-feira (8). Na ocasião, foi divulgado o documento final que defende medidas de inclusão social
Porém, a Argentina foi o único país que não assinou o documento, conforme o portal G1. A publicação revelou ainda que o país não concordou com nenhum ponto apresentado no documento. Além de reunir as 20 maiores economias do mundo, o grupo conta também com dois blocos: União Europeia e União Africana.
Sob o título 'Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável', o documento conta com 12 páginas em que defende a transição energética justa, mudanças no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), além da criação de bancos multilaterais de desenvolvimento mais eficazes.
As discussões ocorreram no Congresso Nacional ao longo desta semana e tiveram como foco sugerir medidas de enfrentamento às mudanças climáticas, além da reforma da governança global.
Já a cúpula dos chefes de Estado do grupo acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro.
Aliança Global contra a Fome
A presidência brasileira no G20 teve como uma das principais metas viabilizar a criação da Aliança Global contra a Fome, que conforme o governo brasileiro, já teve a adesão formal de cerca de 20 países, além da União Europeia e União Africana.
Além disso, a aliança pretende aproveitar um banco de dados unificado para países e doadores, a fim de agilizar a identificação de necessidades e oportunidades de conhecimento e financiamento na transferência de renda e outras estratégias de enfrentamento à fome e à pobreza.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista