Brasil
Guajajara diz que 10 terras indígenas devem ser demarcadas até sexta-feira
A ministra dos Povos Indígenas (MPI) Sonia Guajajara afirmou que 10 processos de demarcação de terras indígenas deverão ser efetivados ainda no mês de abril. A declaração ocorreu durante reunião na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, na Câmara dos Deputados.
“Concluímos 10 processos com parecer robusto. E esses processos foram encaminhados para a Casa Civil. Nós queremos ainda no Acampamento Terra Livre deste ano, que ocorre entre esta segunda e sexta-feira (24 e 28 de abril), começar as primeiras assinaturas desses 10 processos que a gente encaminhou”, afirmou a ministra. Guajajara afirmou também que outros três processos ainda estão fase de desenvolvimento, mas que devem ficar prontos na sequência.
A ministra disse ainda que o seu ministério está atuando em conjunto com outras pastas para elaborar planejamentos específicos para os povos indígenas. Um desses planejamentos é um programa de fomento à produção de alimentos, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social.
Em Alagoas, dois municípios vivem a expectativa da demarcação; Palmeira dos Índios e Porto Real do Colégio, onde predominam as aldeias xucurús-kariris e Kariri-Xocós, respectivamente.
O Ministério dos Povos Indígenas também está atuando para retirar os invasores do garimpo ilegal e reduzir a exploração ilegal de madeira das terras indígenas, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, há operações para retirar garimpeiros das terras indígenas Kayapó, Mundurucu e Yanomami, e madeireiros das terras Trincheira/Bacajá, Uru-Eu-Wau-Wau, Karipuna e Guajajara.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado