Queda de vazão do Velho Chico ameaça Festa do Bom Jesus em Penedo

03/12/2015

11223344

O secretário executivo da Comissão da Bacia Hidrografica do São Francisco, penedense Maciel Oliveira argumenta que a possível redução na vazão mínima do São Francisco - numa resolução da ANA (Agência Nacional de Água) publicada no dia primeiro deste mês, causará impactos ambientais e econômico ainda terriveis para o velho Chico. Também, disse Maciel Oliveira, que todos os anos no início de janeiro,. acontece em Penedo a festa do Bom Jesus dos Navegantes que conta com uma tradição de 135 anos. Com essa vazão autorizada pela ANA, explicou Maciel fica impossível haver a festa em Penedo, que no ano passado, já tinha sido suspensa pelo prefeito Marcius Beltrão(PDT) pelo agravamento da queda do FPM.

A Piracema Maciel Oliveira lembra que o exato período em que se projta a vazão de 800 m3 pela ANA, se coincide com o da piracema ou seja, época em que os peixes sobem  o rio até suas nascentes para desovar. -"Nesse período, os peixes precisam de mais água. Se receber menos a reprodução cai muito. Será mais problemas social para os pescadores que vivem da pesca e podem ficar praticamente sem peixe", alertou Maciel. Ele adianta ainda, que as representações dos pescadores em Alagoas devem se articular para cobrar dos responsáveis uma saída para o problema.

Vladimir Barros

Vladimir Barros

É advogado militante, formado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual e Docência Superior. Jornalista filiado ao Sindjornal/FENAJ, é membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI) e da Associação Brasileira de Imprensa; Editor do Jornal Tribuna do Sertão. É também membro da Academia Palmeirense de Letras (Palmeira dos Índios) e fundador da Rádio Cacique FM.