Governador anuncia redução de 41% nos crimes com morte em abril

29/04/2015
[caption id="attachment_73823" align="alignright" width="348"]Governador Renan Filho tem agenda cheia nesta quinta-feira (30) em Brasília (Foto: Márcio Ferreira  (Foto: Márcio Ferreira)[/caption]

O governador Renan Filho anunciou nesta quarta-feira (29), em rede social, mais uma redução nos índices de criminalidade no Estado. “Este mês, por exemplo, houve até o momento uma redução de 41% de crimes com morte em relação a abril do ano passado”, declarou. A informação foi publicada em meio a uma mensagem em que o chefe do Executivo de Alagoas registra o trabalho da Polícia Militar no caso da família feita refém, no bairro de Jacarecica. “Com uma ação rápida, a PM garantiu a liberdade das vítimas por meio de negociação. Não houve registro de violência. É com essa presença, mantendo o diálogo e a calma que a Polícia tem feito um trabalho sério que está diminuindo os índices de criminalidade no nosso estado”, avaliou. No entanto, Renan Filho segue com cautela. “Não cabem comemorações ainda, mas fica o registro pelo empenho e compromisso de todos que fazem da paz dos alagoanos a sua missão”, disse. Cabe ressaltar que a queda de 41% registrada até esta quarta-feira (29), a um dia do final do mês, é a maior desde o início da gestão. A média de redução do primeiro trimestre foi de 15,89% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Estado; e de 31,28% na capital. Esses dados colocaram Alagoas como o primeiro entre os estados do Nordeste na queda dos índices de crimes com morte. Para que se entenda, o termo CVLI foi criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que integra o Ministério da Justiça. A categoria reúne as ocorrências de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Vladimir Barros

Vladimir Barros

É advogado militante, formado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual e Docência Superior. Jornalista filiado ao Sindjornal/FENAJ, é membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI) e da Associação Brasileira de Imprensa; Editor do Jornal Tribuna do Sertão. É também membro da Academia Palmeirense de Letras (Palmeira dos Índios) e fundador da Rádio Cacique FM.