Redução da Jornada

O perigo mora aí

14/09/2025
Redução da Jornada
Foto: CC BY 2.0 / / Praça da Concórdia em Paris



Quem fez o alerta foi um importante dirigente empresarial francês, conhecedor profundo dos efeitos práticos da medida em seu país. A França, há mais de duas décadas, adotou a jornada semanal de 35 horas com a promessa de gerar mais empregos, melhorar a qualidade de vida e dinamizar a economia. O resultado, no entanto, foi bem diferente do imaginado.


Segundo ele, “na França, foi um desastre”. A medida, embora popular à época, acabou comprometendo a competitividade das empresas, elevando custos, diminuindo a flexibilidade produtiva e, em muitos casos, prejudicando justamente os trabalhadores que se pretendia beneficiar. O país passou anos tentando mitigar os efeitos negativos, recorrendo a exceções, flexibilizações e ajustes.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.