Carência de lideres

28/05/2025
Carência de lideres
- Foto: Reprodução


A ausência de renovação nas cúpulas dos partidos políticos, principalmente na esquerda, não é culpa das bases. É consequência direta da forma como as estruturas partidárias continuam operando: fechadas, centralizadas e resistentes à diversidade real. Os partidos têm donos, o que deveria não acontecer.


Aqui mesmo entre nós, por exemplo, a maior liderança jovem recai sobre o ministro e senador Renan Filho, que está longe de ser considerado de esquerda.


Da esquerda não tem ninguém com esse perfil, aliás somos um estado “canhoto”, onde não existe esquerda.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.