Quadrilha sem burocracia

26/05/2025
Quadrilha sem burocracia
- Foto: Depositphotos


O cidadão brasileiro honesto, para abrir uma bodega , passa por uma verdadeira “via crucis” submetido às burocracias fiscais e exigências abusivas, afora a demora e os custos altos para se estabelecer.

Já para formar uma Quadrilha ou um Cartel, precisa apenas de um grupo organizado, com influências políticas e disposição para o crime, na convicção que a impunidade lhes é garantida. Escoam pelos ralos da corrupção brasileira, bilhões que deveriam servir para diminuir a miséria, salvar vidas e dar educação de qualidade. Vejamos o escândalo do INSS, por exemplo, levou mais de 6 bilhões dos coitados aposentados. Até agora poucos foram alcançados e nós pagaremos essa conta, como sempre. Uma coisa fica clara: onde houver qualquer influência política, sempre que existir políticos comandando ou indicando, onde apertar sai pus.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.