Contas suspeitas

13/04/2025
Contas suspeitas
- Foto: Reprodução


Ao menos 32% dos conselheiros de todos os tribunais de contas do Brasil têm políticos como parentes, mostra levantamento inédito. São pais, filhos, irmãos, sobrinhos, maridos e esposas com cargos vitalícios e salários altos, ocupando vagas que dão poder, dinheiro e prestígio. Desses, 19 governadores ou ex-ocupantes do cargo têm parentes em tribunais de contas. Pelo menos seis ministros de Lula têm esposas e irmãos nessas cortes. Se a administração pública brasileira, fosse levada a sério a presença de parentes de políticos nesses cargos poderia configurar conflito de interesses para quem fiscaliza.


Em Alagoas a grande beneficiária foi a esposa do ministro Renan Filho, conselheira do Tribunal de Contas. (Com informações de UOL)

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.