Santoro em stand by
George Santoro deixou a Secretaria de Fazenda de Alagoas para acompanhar Renan Filho no Ministério dos Transportes. Será seu secretário-executivo - seu número 2.
O que não se sabia é que adversários da família Calheiros no estado correram para alertar Lula sobre a possibilidade de seu governo ser desgastado com a nomeação, que ainda será publicada no Diário Oficial da União.
Teriam contado a Lula que o Ministério Público do Rio de Janeiro ajuizou uma ação civil pública contra Santoro em 2018 por causar prejuízos de cerca de 280 milhões de reais (em valores atualizados) aos cofres estaduais enquanto foi subsecretário de Receita na gestão de Sérgio Cabral.
Segundo a ação, Santoro beneficiou empresas com isenções fiscais indevidas. A ação civil pública, com mais de 5 mil páginas, ainda tramita na justiça do Rio, e pede a devolução do dinheiro, a quebra do sigilo fiscal, a interdição de suas contas e o bloqueio de seus bens.
Lula teria ouvido e prometeu verificar sobre o que se tratava a denúncia e se haveria outros eventuais problemas com o ministro Renan Filho.
O Ministério dos Transportes por sua vez disse que “Não há, no momento, nomeação para o cargo de secretário-executivo do Ministério dos Transportes. Reforçamos que o ministro dos Transportes, Renan Filho, tem procurado e conversado com nomes qualificados para assumir cargos-chave na pasta, que serão divulgados assim que ocorrer a publicação no Diário Oficial da União (DOU)".
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista