OUÇA A RÁDIO CACIQUE FM

Rateio do Fundeb: um alerta ao governador e deputados

14/12/2020

Tudo indica que Alagoas terá novo rateio do Fundeb em 2020. De acordo com o jornalista Edivaldo Junior, o pagamento que deve beneficiar mais de 12 mil professores da rede estadual da Educação, só deve sair em 2021, podendo ser liberado já na primeira semana no ano ou em março, como ocorreu em 2021..

"Tem sido assim nos últimos dez anos, pelo menos. O rateio é pago aos professores desde o governo de Teotônio Vilela Filho (PSDB) e ocorre porque o Estado não consegue gastar durante o ano os recursos obrigatórios com pessoal", segundo o jornalista.

Este ano mais uma vez os professores da rede estadual de ensino vão ter direito ao rateio, porque o governo de Alagoas não conseguiu gastar o mínimo previsto em lei e terá que ratear as sobras com os servidores.

"Mas vai aqui um recado ao governador Renan Filho e aos deputados estaduais de Alagoas, especialmente ao presidente do Legislativo, Marcelo Victor: se o projeto de lei que autoriza o pagamento não for enviado à Assembleia Legislativa do Estado e aprovado ainda este ano, corremos o risco de ver o drama se repetir", alerta Edivaldo Junior.

Em seu testo, o jornalista lembra que o pagamento do rateio de 2019 só saiu em março de 2020, depois que a ALE votou o projeto de lei, na volta do recesso: "a previsão é que os parlamentares votem o Orçamento do Estado ainda esta semana. E se isso ocorrer, a ALE deve entrar em recesso logo depois. Ou seja, tudo indica que podemos ver o drama se repetir. O pagamento que deve, por regra, sair até a primeira semana do ano, pode ficar para o final de março mais uma vez."

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Agreste. Sempre com pautas impactantes.