Rogério Teófilo fala sobre sua gestão, obras, educação e sucessão municipal

24/10/2019

Arapiraca completa 95 anos de emancipação política no próximo dia 30 de outubro, preservando suas raízes na agricultura familiar, ganhando investimentos de alto porte no setor de serviços e comércio e também com a ampliação da oferta de cursos de nível superior, área responsável por colocar Arapiraca no topo de empregos formais registrados entre todos os municípios de Alagoas no primeiro trimestre deste ano.

O saldo positivo comprovado por dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, foi um dos temas abordados pelo prefeito Rogério Teófilo durante entrevista exclusiva concedida ao Jornal de Arapiraca na tarde de terça-feira, 22. “Enquanto Alagoas teve decréscimo de emprego e o Brasil tem 12 milhões de desempregados, Arapiraca ultrapassou a 2.400 empregos novos”, comemora o gestor que demonstra confiança na prosperidade do município.

“Eu sempre digo que Arapiraca é uma cidade de vencedores que passou por estágios de desenvolvimento. Primeiro com o plantio do fumo, substituído pela diversificação das culturas, mantendo o minifúndio. Depois tivemos o processo de consolidação do comércio, com novos atacadistas, avançamos para polo de conhecimento. Agora, estamos iniciando uma nova fase, direcionada à industrialização porque Arapiraca dispõe de gás, energia e água, com o reforço do Canal do Sertão daqui a 8 a 10 anos”, explica Rogério Teófilo.

Ufal

A consolidação do ensino público de nível superior foi consolidada em Arapiraca quando o então deputado federal Rogério Teófilo apresentou o projeto que viabilizou a instalação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na capital do Agreste alagoano. “Quando nós apresentamos o projeto, eu, a professora Ana Dayse Dória (reitora da Ufal) e o professor Rodrigo Ramalho ao Tarso Genro (Ministro da Educação), ele perguntou como é que a gente sabia que o Lula ia fazer a interiorização das universidades. Nós não sabíamos, mas já era um sonho nosso, meu e de Ana Dayse”, recorda Rogério Teófilo, com o livro que registra todo o processo político e técnica do investimento que implantou unidades da Ufal em Palmeira dos Índios, Viçosa, Penedo e Delmiro Gouveia.

 

Ifal

O ensino público de nível médio e profissionalizante, também com cursos de nível superior, também se instalou em Arapiraca por meio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na esteira desse processo, instituições privadas também identificaram o potencial do município que oferta 68 cursos e destino de cerca de 1,8 milhões de alagoanos das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco que recorrem a Arapiraca, segundo o gestor arapiraquense, destacando ainda os cursos profissionalizantes viabilizados através do chamado Sistema S.

Modernização

As perspectivas para o futuro próximo de Arapiraca, aliada a produção de conhecimento que já é uma realidade, exige que a máquina pública esteja pronta para essa nova fase do desenvolvimento do município.

“É uma responsabilidade muito grande do prefeito e de qualquer gestor de montar uma equipe que acompanhe essa transformação da cidade de Arapiraca e nós estamos fazendo esse processo de modernização, com sistema de governança que faz todo tipo de acompanhamento”, informa Teófilo, frisando ainda a parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Em outra frente de trabalho para atrair mais investimentos do setor privado para Arapiraca, Rogério Teófilo informa que enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei sobre incentivos fiscais, matéria que ainda não foi votada. “É um estudo feito por setores das Secretarias da Fazenda, do Desenvolvimento Urbano e Jurídico, relacionado ao ISS, de acordo com o tipo de indústria, de comércio, número de empregados”.

Moradia popular

Outro projeto isenta o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) para casas inseridas em projetos de moradia popular construídas com financiamento da Caixa Econômica Federal, beneficiando famílias baixa renda. O homem do campo também recebe atenção do governo municipal que investe na assistência para pequenos produtores e na pavimentação das estradas vicinais.

“Nós estamos calçando praticamente toda a zona rural. Acabamos de calçar o Cangandu todo, já fizemos a Vila São Francisco, Capim, Canaã, Sítio Fernandes e vamos entrar na Vila São José, Pé Leve Velho e nas maiores comunidade para dar melhor condição de deslocamento para o homem do campo e sua produção”, frisa o gestor que viabilizou o fim da dívida de pequenos produtores rurais arapiraquenses com o Banco do Nordeste.

“Eram praticamente mil agricultores que estavam em débito e impedidos de captar recursos, então nós firmamos um compromisso com o Banco do Nordeste, fizemos um projeto, a Câmara aprovou, a prefeitura assumiu esse débito, estamos terminando de pagar”, descreve Rogério Teófilo sobre a ação que habilitou os pequenos produtores para novos financiamentos, sendo que o Banco do Nordeste abriu crédito no valor de R$ 4 milhões para o setor.

“Nós também fazemos a compra de alimentos produzidos na rural de Arapiraca para a merenda escolar, para o PAA, tudo isso faz circular dinheiro no município e fixa o homem do campo no seu habitat”, complementa.

Saúde

No mesmo dia em que recebeu a reportagem do Jornal de Arapiraca, Rogério Teófilo voltava com boas notícias para a área de saúde. O deputado federal destinou emenda parlamentar no valor de aproximadamente R$ 6 milhões para o município. “Nós vamos recuperar todas as unidades de saúde de Arapiraca, são mais de 40”, acrescentado que, além das obras físicas, haverá informatização das unidades.

“Nós investimos 30% de recursos próprios do município, o dobro dos 15% exigidos pelo governo federal e lançamos o CRIA Mais Perto de Você, projeto com seis edições realizadas e que atende a população arapiraquense, da cidade e zona rural, com base na demanda registrada nos postos de saúde”, explica sobre o atendimento feito por especialistas, com oferta de exames.

Educação

Com 18 unidades de ensino da rede municipal reformadas, Rogério Teófilo pretende concluir a melhora em todas as escolas como parte do processo de melhora progressiva do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ação desenvolvida com a Fundação Getúlio Vargas.

Sobre o precatório do antigo Fundef, o prefeito reforçou sua intenção em promover o rateio do percentual dos 60% com os professores da rede municipal. Ele destaca ter sido o primeiro prefeito alagoano a assumir o compromisso de fazer o repasse, assim que assumiu o mandato. Contudo, já havia ação tramitando na justiça federal apontado que o uso do recurso não poderia ser usado para pagamento ao magistério.

“Eu fiz então um projeto, enviei para a Câmara pedindo autorização para fazer o repasse, os vereadores aprovaram, mas houve uma ação que suspendeu por medida liminar, ainda não houve o julgamento. O nosso procurador esteve mais uma vez em Recife, há dez dias, para mostrar a nossa interpretação jurídica, então nós estamos tentando fazer o repasse dos 60%, o dinheiro já está desbloqueado e estamos aguardando uma decisão da justiça”, relata Teófilo.

Os 40% do precatório serão aplicados em investimentos na rede pública municipal, inclusive com compra de equipamentos. “Nós já temos 20 ônibus para entregar, o que significa que os veículos locados para o transporte escolar serão substituídos por esses amarelinhos”, acrescenta o gestor sobre a iniciativa que gera mais conforto para alunos e alunas das escolas mantidas pela prefeitura e mais economia para os cofres públicos do município.

Reeleição

Visivelmente descontraído e mostrando disposição depois de cumprir todos os compromissos de sua agenda oficial, o gestor arapiraquense não se negou a conversar sobre a sucessão municipal. “Em 2020, Rogério Auto Teófilo é candidato à reeleição?”, questionou o jornalista Roberto Baía.

“É um bom nome”, brincou o político, emendando com a seguinte justificativa. “Nós estamos discutindo gestão, eu estou fazendo um trabalho de obras planejadas, ações em assistência social, saúde, educação, pavimentação de vias, reformas e por esses dias vamos começar o projeto de shopping a céu aberto no nosso comércio, mas eu sou um ente político e se conseguir fazer essa entrega do que está planejado, eu não tenho de receio de ser candidato à reeleição”, afirmou, frisando ainda que também depende do anseio do povo arapiraquense.

“Não é meramente porque eu quero, a sociedade tem que ser a caixa de ressonância e que só pode ser discutida, oficialmente, a partir do próximo ano”, mencionando a corrida eleitoral mais recente que terminou com sua vitória, mencionando a diferença mostrada nas pesquisas de intenção de voto, ele com 18% e atrás dos principais adversários quando restavam 20 dias para o pleito.

“Em dez dias eu passei, pra você ver como a política é dinâmica e a sociedade está diferente, analisa o que os gestores estão fazendo, então eu tenho que ter a sapiência, a serenidade e a humildade de construir todo um processo de gestão que a sociedade entenda, não posso dizer eu quero ser! Quem por esse caminho, está no caminho errado na política contemporânea e moderna”, concluiu Rogério Teófilo.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.