Corrupção em Igreja Nova

13/11/2014

Vereador PezaoO vereador Pezão, do município de Igreja Nova, fez denúncias gravíssimas contra o prefeito José Augusto, a quem acusa de praticar improbidade administrativa. Em entrevista concedida na sexta-feira, 7, ao radialista Atiliano João de Deus, da Rádio Triunfo FM, o vereador não poupou críticas a atual gestão que, segundo ele, está envolvidas em atos de corrupção a exemplo de fraudes nas licitações de combustíveis e transportes, indícios de Notas Fiscais Frias, contrato de carros de locação de veículos, empresas “fantasmas” e prática nefasta de nepotismo.

Servidores “marajás”

“Apesar da crise financeira que se abateu sobre os municípios, o prefeito Augusto mantém nos quadros da Prefeitura servidores com salários de “marajás”, denuncia o vereador que é conhecido por seus munícipes como Pezão. O vereador deixou claro que o Ministério Público do Estado de Alagoas já têm conhecimento das denúncias de corrupção envolvendo a administração do prefeito José Augusto e que vai tomar todas as medidas cabíveis para manter a ordem. “Estamos com documentos que comprovam as irregularidades e que serão entregues, em breve, as autoridades alagoanas”, revelou o vereador Pezão.

Mais denúncia

Durante a entrevista, o vereador também fez denúncia envolvendo a Maternidade da cidade de Penedo, que, segundo ele, “vem exigindo que todas as mulheres das cidades vizinhas que vão ganhar neném registrem suas crianças no cartório mantido dentro da própria instituição hospitalar, “porque existe uma cota paga a maternidade por cada criança registrada”.

Só registra óbito

De acordo com o vereador, a Lei dá direito aos pais de escolherem onde querem registrar seus filhos. Como todas as cidades próximas de Penedo não possuem maternidade, caso isso continue, vai chegar um tempo que Igreja Nova não vai ter nenhum habitante, porque o cartório da Terrinha só registra óbito e nunca nascimento.

Canal do Sertão

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na quarta-feira, um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas da União que consolida 102 fiscalizações realizadas em obras públicas em 2014. O documento foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes e pelo ministro Bruno Dantas. As auditorias abrangeram R$ 12,38 bilhões de dotações orçamentárias. No total foram encontradas 840 irregularidades. Em cinco empreendimentos, o TCU detectou indícios de irregularidades grave com retenção parcial de valores: Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco), Canal do Sertão (Alagoas), Terminal Fluvial de Barcelos (AM), Trens Urbanos de Fortaleza/CE, além da Ferrovia Norte-Sul (GO).

Velho Chico

O mandi, uma espécie de peixe nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco que se reproduz por piracema, está prestes a voltar às águas do Baixo São Francisco após quase desaparecer por completo. Uma tecnologia de propagação artificial da espécie está sendo testada no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Porto Real do Colégio (AL). A tecnologia permitirá a produção do mandi em larga escala e o repovoamento do rio por meio de peixamentos públicos realizados pela Codevasf.

Espécie nativa

Segundo o engenheiro de pesca da Codevasf Sérgio Marinho, mestre em recursos pesqueiros e aquicultura e responsável pelo trabalho de propagação artificial da espécie no Ceraqua São Francisco, o mandi é uma espécie nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco que necessita migrar rio acima para realizar a desova, comportamento denominado piracema.

Foi interrompido

No entanto, devido à mudança no regime natural do São Francisco com a construção de barragens esse movimento foi interrompido e, consequentemente, houve uma drástica redução da espécie na região do Baixo São Francisco. “Como não há desova na região do Baixo São Francisco, temos aqui apenas um estoque remanescente que, possivelmente, foi formado a partir de alguns exemplares que conseguiram ultrapassar as barragens”, explica o engenheiro de pesca da Codevasf.

Arapiraca 1

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, a administração da prefeita Célia Rocha (PTB) não tem medido esforços para continuar melhorando a qualidade de vida dos moradores da área urbana e nas comunidades rurais de Arapiraca. Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da Vila São Francisco, a Prefeitura de Arapiraca está concluindo a construção de uma bela praça e uma moderna quadra poliesportiva.

Arapiraca 2

De acordo com o secretário municipal de Esportes, radialista Nelson Filho, os serviços ficaram a cargo da Secretaria de Obras, que mobilizou engenheiros, técnicos e trabalhadores na construção da praça e da quadra poliesportiva para a prática de várias atividades e, também, para o lazer de jovens e moradores da comunidade. A previsão é de que a obra seja entregue aos moradores no próximo dia 22 deste mês de novembro.

Rápidas

... Arapiraca é conhecida pelo seu poder no empreender. A cidade cresceu e ainda se desenvolve por conta de pessoas que apostam alto em seus próprios negócios.

... Deste modo, a 6ª edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) está acontecendo desde a segunda-feira (10), orientando microempreendedores individuais, os chamados MEI, e empresários de pequenas empresas, além dos interessados em mercado.

... O evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), ele vai até esta quinta-feira (14) com oficinas nas áreas de empreendedorismo, planejamento, ideia de negócio, marketing e vendas.

... Além disso, orientações e consultorias estão sendo dadas com o apoio da Casa do Empreendedor de Arapiraca, instrumento da Prefeitura de Arapiraca, que apoia o evento que está acontecendo no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.