Coação e sequestro
Um caso de sequestro envolvendo uma servidora municipal de uma importante cidade do Agreste alagoano ocorrido no ano passado pode “pipocar” a qualquer momento. A servidora, que pediu exoneração do cargo, foi coagida e obrigada a entrar no carro de um empresário porque se recusou a assinar um documento para liberação de recursos públicos que não seguia os tramites legal e, portanto, infringia a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Medo de morrer
Dentro do veículo , que circulou em volta da cidade e estradas com pouco movimento, a funcionária passou por constrangimentos, ameaças constantes e pressões de toda ordem. Com medo de morrer, ela concordou em assinar e foi deixada nas proximidades de sua residência. A pedido da família, que ficou preocupada com a sua segurança, ela deixou o cargo e hoje enfrenta problemas de saúde.
Finalmente
O caso, finalmente, chegou ao conhecimento do Ministério Público e pode ter um desfecho inesperado, com punição para os envolvidos nesse episódio lamentável.
Prefeitos mobilizados
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, participou, mais uma vez, da Mobilização Permanente de Prefeitos, na terça e quarta-feira, em Brasília.
Piso dos professores
Na reunião realizada na tarde de terça-feira, 28, na Câmara dos Deputados, os temas abordados foram o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prorrogação do prazo para o cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e o novo critério de reajuste do piso dos professores.
Aumento do FPM
Na Câmara dos Deputados não houve quórum até o início da noite. Portanto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/2014, que aumenta o FPM em 1%, não pode ser votada. A expectativa dos líderes era colocar na pauta do Plenário esta e outras matérias polêmicas. Mas, sem a presença da metade mais um não é possível votar nada.
Canal do Sertão
Os primeiros projetos para aproveitamento hidroagrícola do Canal do Sertão Alagoano foram apresentados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a agricultores familiares assentados no município de Delmiro Gouveia, semiárido alagoano.
Agricultores
A partir de uma metodologia piloto de desenvolvimento regional participativo, os projetos foram elaborados pela empresa contratada pela Codevasf com a participação dos agricultores assentados. A previsão é que, em cerca de oito meses, os quintais produtivos dos agricultores dos assentamentos Maria Cristina e Moxotó das Areias comecem a receber a infraestrutura de abastecimento de água e irrigação. Agora os projetos seguem para a etapa de licitação.
Assentamento
Para apresentação e discussão dos projetos, a Codevasf realizou uma reunião com os agricultores do assentamento Maria Cristina das agrovilas I, II e III e do assentamento Moxotó das Areias. O diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, coordenou a apresentação dos projetos e destacou que há um ano a Codevasf estava no mesmo local apresentando o Plano de Desenvolvimento Hidroagrícola das Comunidades Rurais Difusas da Área de Abrangência do Canal do Sertão Alagoano, cujos projetos de abastecimento de água expostos na reunião são os primeiros resultados.
Inclusão produtiva
“Hoje a Codevasf pensa o desenvolvimento de forma participativa. Não é possível trabalhar a inclusão produtiva sem a ativa participação dos beneficiários – e foi o que fizemos na elaboração desses projetos, quando há um ano estivemos aqui para expor o plano e hoje voltamos para apresentar e discutir com os agricultores assentados os primeiros projetos que levarão água do canal para irrigar os quintais produtivos e água tratada para consumo humano proveniente da adutora da Companhia de Saneamento de Alagoas. Estamos trabalhando com um modelo inédito de desenvolvimento regional com inclusão social e produtiva”, destacou o diretor da Codevasf.
Rápidas
... Diante do compromisso de prestar atendimento de qualidade e alto nível para a população, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas) lançou na manhã de segunda-feira (27), no anfiteatro do Planetário Municipal Casa da Ciência, o projeto de Modernização da Gestão da Assistência Social, o Semas no século XXI.
... O intuito do projeto é de utilizar dos recursos tecnológicos para facilitar o trabalho dos técnicos e tornar mais viável a transmissão da informação sobre os programas sociais do município a toda população.
... A frente da iniciativa, o secretário Daniel Rocha apontou as principais diretrizes para a implementação desta ação, atribuindo a ela a descentralização da informação, aliado a um moderno sistema de atendimento, com estrutural física diferenciada.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado