Teófilo motivado
O tucano Rogério Teófilo colocou a campanha nas ruas de Arapiraca. Parece motivado para uma guerra política que não será nada fácil, já que a prefeita Célia Rocha, hoje sua principal adversária política, apoia para a Câmara Federal o ex-governador Ronaldo Lessa e o atual deputado Paulão.
Está animado
Mas esse fato parece não desanimar Teófilo que comanda pessoalmente a campanha pelas ruas de sua terra natal. Em tempo: a expectativa de aliados e correligionários é que Teófilo, por ser candidato da terra, obterá mais de 40 mil votos.
É uma pena
O Governador Teotônio Vilela se queixa, por onde anda, que foi abandonado pelos amigos e afirma com todas as letras que nunca se sentiu tão só numa campanha política. E sempre lamenta a desistência do procurador Eduardo Tavares em disputar as eleições majoritárias.
Faltou pulso
Téo, no entanto, deve reconhecer que faltou pulso firme e vontade política para administrar o jogo. Foi simplesmente um péssimo técnico. Inicialmente, ao preterir a candidatura do seu aliado Marcos Fireman parecia estar seguro de que o processo estava em suas mãos. Convidou Tavares e não ouviu ninguém. Foi um passo errado.
Coisas da política
E não deu outra: Tavares, sem folego para encarar o jogo, se arrependeu, jogou fora a camisa do time e abandonou a política para sempre. Téo, então, indica Júlio Cézar que como um bom tucano aceitou a briga e ao lado de um candidato a vice-governador desconhecido - o atual vice-prefeito de Viçosa, Manoel dos Passos Vilela, parte para o sacrifício com mínimas chances de lograr êxito. São coisas da política.
Agreste e Sertão
E por falar em Júlio Cezar: o candidato do PSDB ao Governo do Estado, demonstra conhecimento sobre os desafios e sofrimento de quem vive no agreste e no sertão do Estado. Original de Palmeira dos Índios, terceira maior cidade de Alagoas, localizada no agreste alagoano, o candidato, de origem humilde, conhece bem as dificuldades enfrentadas pela maioria dos alagoanos. Na feira e na roça ajudando os pais, na escola pública, Júlio defende que os projetos de acesso à água não podem parar.
Mais votado
Júlio Cezar da Silva, não veio de nenhuma oligarquia política tradicional, porém, foi o vereador mais votado por Palmeira dos Índios. Júlio que também é policial militar e jornalista, fala sobre sua primeira ação depois de eleito em 2012: Garantir fornecimento de água para o povoado de Sítio Guedes, que sempre sofreu com a falta de água.
Futuro de Célia
O futuro político da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, está intrinsecamente ligado à vitória de Renan Filho, de uma boa votação em Arapiraca do seu candidato a Senador, Fernando Collor de Melo; e também dos seus candidatos a deputado federal e estadual.
Atitude urgente
Mas antes do resultado das urnas, a prefeita arapiraquense deve mexer no seu secretariado, que não vai nada bem. E precisa tomar essa atitude com extrema urgência. Infelizmente, está mais do que evidente a inercia na administração municipal por conta da incompetência de certos assessores que estão muito próximo da prefeita.
Pão de Açúcar 1
Durante uma reunião realizada com prefeitos, secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica de 58 municípios alagoanos, na manhã de segunda-feira (18), no Hotel Jatiúca, em Maceió, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou o município de Pão de Açúcar como uma referência de sucesso do Programa Mais Médicos a níveis estadual e nacional. O destaque de Pão de Açúcar deve-se ao fato de o município ter cumprido todas as etapas preconizadas pelo programa, cuja supervisão aos municípios está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Alagoas.
Aderiu o programa
Segundo o prefeito Jorge Dantas, o município de Pão de Açúcar, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez adesão ao programa e recebeu no ano passado oito médicos cubanos que atuam no Programa Saúde da Família, levando atendimento às populações urbana e rural. O município possui atualmente nove postos do PSF, isto é, três na zona urbana e cinco na zona rural, sendo que os médicos cubanos atuam em oito pelo Programa Mais Médicos, fruto de uma parceria entre os governos federal e municipal.
Rápidas
... Ainda Pão de Açúcar: Antes do Mais Médicos, a Saúde do município vivia uma crise sem precedente, principalmente pelas dificuldades encontradas com relação à contratação de médicos nacionais para atendimento à população. ... Segundo a secretária municipal de Saúde, Normanda Santiago, no período da crise era muito difícil conseguir a contratação de um médico para trabalhar em cidades distantes da Capital, pois os profissionais da medicina, na maioria das vezes, rejeitavam a proposta para trabalhar distantes de Maceió, o que acarretava a falta de atendimento nos postos de saúde e nos hospitais públicos municipais.
... Com a chegada dos médicos de Cuba ao município de Pão de Açúcar, a partir de novembro de 2013, amparados pela Lei Federal nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, o atendimento à população foi normalizado nos postos de saúde e os usuários têm demonstrado grande satisfação para com o atendimento destes profissionais do Mais Médicos.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal