Tucano colorido
A passagem por Palmeira dos Índios do candidato a governador, Renan Filho (PMDB) esta semana deu o que falar. Renanzinho que estava acompanhado do senador Fernando Collor, que luta para ser reeleito, foi recebido com festa pelo prefeito tucano, James Ribeiro (PSDB) e pelo líder do governo de Teotonio Vilela, deputado Val Gaia.
Tietagem O que mais impressionou foi à tietagem demasiada entre James Ribeiro e Collor. Na eleição passada, durante campanha do candidato a prefeito, Petrúcio Barbosa, o senador Fernando Collor disse em alto e bom som: “...Esse prefeito [James] não honra nem as calças que veste; é um moleque...” atacou Collor.
Quem mudou? Resta saber quem realmente mudou? Soou de forma estranha essa nova amizade aos olhares palmeirenses. Outro agravante é que o evento político eleitoreiro ocorreu em pleno horário de expediente, inclusive com a presença de secretários municipais, servidores comissionados e transportadores de estudantes da rede municipal. Cabe agora o Ministério Público Eleitoral fiscalizar; já em relação aos novos amigos James e Collor. A sociedade ficou surpresa e desconfiada com a traição ao governador Teotonio Vilela Filho.
Primeira infância Uma das maiores preocupações da Prefeitura de Arapiraca é em como os pequenos estão crescendo. Desta forma, para acompanhar devidamente esta trajetória foi criado o Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi). Neste mês de julho, o programa tem dado várias capacitações para técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.
Canafístula Na quarta-feira (23), a equipe do Agapi, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Canafístula, onde deu orientações sobre a sistematização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na UBS.
Palestra Assistiram à palestra da médica obstetra do Espaço Nascer, Gilzete Monsores, diversos técnicos e auxiliares de enfermagem, clínicos gerais, agentes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ainda agentes comunitários de saúde (ACS), que ficaram a par das 1ª e 2ª etapas da Puericultura Ampliada.
Ciência médica A puericultura, em si, é uma ciência médica justamente que foca seus cuidados ao desenvolvimento infantil, tópico que o programa Agapi abraça e evidencia em suas regulares ações, chegando a ganhar destaque em fundações nacionais (leia aqui). A médica palestrou que se deve haver toda uma estrutura de atendimento para que mães, pais e pacientes sejam bem encaminhados com a promoção à saúde e prevenção de agravos colocados em pauta durante visitas à UBS.
Velho Chico Reunidos na Aldeia Mãe Pataxó Barra Velha, a cerca de 200km de Porto Seguro, sul da Bahia, entre os dias 18 e 20 de julho, representantes de comunidades indígenas localizadas às margens do Rio São Francisco elaboraram uma série de propostas que será encaminhada ao Comitê da Bacia Hidrográfica o Rio São Francisco/CBHSF como contribuição para a luta pela revitalização do Velho Chico.
Povos indígenas Entre as propostas levantadas durante o III Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco estão: indicação ao CBHSF para dialogar com o Ministério da Educação, no sentido de incluir na grade escolar o tema da educação ambiental; aprovação de projetos do CBHSF para recuperação de matas ciliares em áreas de proteção indígena; solicitação que o Comitê oficialize as denúncias de degradação do rio no Ministério Público e na Justiça; criação de uma Ouvidoria no CBHSF para denúncias e acompanhamento de projetos, estreitando a relação da comunidade com o Comitê; e solicitação à Agência Nacional das Águas/ANA de isenção de outorga do uso da água do Velho Chico para as comunidades indígenas da bacia.
Avanço “O seminário foi um avanço por fortalecer o diálogo dos povos indígenas da bacia com índios do litoral, comprovando que a nossa luta nos une. As demandas tiradas aqui são propostas de políticas públicas que garantam a preservação do rio e sua relação histórica com as comunidades indígenas”, destacou Uilton Tuxá, cacique da aldeia Tuxá de Rodelas, Bahia e coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco.
Rápidas
... “Toda a sociedade precisa entender que assim como precisamos viver, precisamos garantir o rio vivo para que ele nos dê vida”, afirmou Ailson dos Santos, o cacique Yssô Truká, da Aldeia Tapera Truká de Orocó, Pernambuco.
... O seminário reuniu mais de 150 lideranças, representando 30 povos que integram a bacia. Estima-se que vivam mais de 100 mil índios em toda extensão do Velho Chico.
... Índios no Comitê - Além de Uilton Tuxá, o Comitê da Bacia do Rio São Francisco tem em seu colegiado outros três representantes indígenas: Iveraldo Pereira Junior (Aldeia Fulni-ô/Pernambuco); Ricardo de Campos (Aldeia Tingui-Botó/Alagoas); e Anália Aparecida da Silva (Aldeia Tuxá – Pirapora/Minas Gerais).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal