Reunião com médicos

24/07/2014

Como parte do programa "queremosouvirvocê", o candidato a vice-governador Luciano Barbosa (PMDB), pela coligação "Com o povo para Alagoas mudar", esteve reunido, na noite desta terça-feira (22), na sede da Unimed Metropolitana do Agreste, em Arapiraca, com profissionais das mais variadas especializações da área médica na região.

Plano de governo A convite do presidente da Unimed Região Metropolitana e diretor-financeiro da Unicred/AL, médico Lenildo Amorim, o candidato a vice-governador Luciano Barbosa apresentou as bases principais do plano de governo, destacando a participação popular na elaboração de propostas para o enfrentamento dos problemas que atualmente dificultam o desenvolvimento de Alagoas.

Novo modelo Luciano Barbosa também mostrou as alternativas de um novo modelo de gestão para oferecer melhor qualidade de vida à população. Barbosa revelou que juntamente com o candidato a governador Renan Filho (PMDB) percorrem todas as regiões para ouvir as sugestões de todos os setores da sociedade alagoana. "Desde o ano passado que iniciamos um levantamento de dados, a fim de traçarmos o diagnóstico dos principais problemas de cada município e região, mas é preciso continuarmos ouvindo as pessoas, de modo que possamos ampliar ainda mais participação da sociedade na elaboração desse plano de governo", lembrou Luciano Barbosa.

Áreas prioritárias Ainda durante o encontro, os médicos realizaram uma sabatina com o candidato, que respondeu a todas as perguntas, sobretudo acerca do fortalecimento das áreas de educação, saúde e segurança pública em Alagoas.

Polos regionais "Pretendemos criar polos regionais de desenvolvimento, respeitando as potencialidades locais, incluindo no nesse caso a descentralização dos serviços de saúde e a valorização profissional, com reflexos diretos na qualidade do atendimento nas áreas de atenção básica e, também, nos casos de média e alta complexidade.

Mulheres A autonomia financeira de nossas mulheres arapiraquenses. É isto o que pretende fomentar a Prefeitura de Arapiraca por meio de ações vinculadas ao programa Mulheres Mil, do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV).

Inscrições O centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizou inscrições de mulheres atendidas no local para cursos como de auxiliar de cozinha e confecção de bijouterias, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Autonomia financeira Segundo a secretária da Mulher, Hyseth Santos, o foco desta ação é, com efeito, possibilitar a autonomia financeira destas mulheres acompanhadas pelo CRAMSV, em face de que isto venha a romper o ciclo de violência destas que ainda dependem economicamente de seus agressores.

Programa O programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, onde mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. O projeto local tem como gestores a Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) como executores dos cursos, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

Novo recomeço A coordenadora do CRAMSV, Aline Dayane, destacou que, ao longo de cerca de dois anos de funcionamento, o centro tem buscado firmar parceria com todos os órgãos que possam proporcionar um novo recomeço para essas mulheres arapiraquenses.

[caption id="attachment_34819" align="alignright" width="301"]Equipe de salvamento do Samu em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros. Porém, prática de trotes tem prejudicado trabalho serio que pode culminar com a perda de vidas humanas (Foto: Ascom Samu) Equipe de salvamento do Samu[/caption]

Covardia O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é reconhecidamente um serviço de importante utilidade pública em Alagoas e no Brasil. De acordo com a demanda no mês de junho, foram recebidas 59.045 ligações telefônicas, das quais 35.803 da Central Maceió e 23.242 da Central Arapiraca, segunda maior cidade do Estado. Mas o dado triste desses números é que, só na capital, a maioria das ligações foi referente a trote, que corresponde a 70,48%. Já em Arapiraca, o índice foi de 58,35%.

RÁPIDAS

... “O Samu realiza um trabalho muito sério e cada segundo pode fazer diferença na vida de uma pessoa. Um chamado indevido prejudica o atendimento da equipe, que deixa de atender um caso real”, afirma o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.

... O gerente acrescenta que o número de trotes é muito alto e que as crianças são as principais responsáveis pelas ligações.

... Segundo Casado, o Samu recebe cerca de 60 mil ligações telefônicas por mês, uma média de 2 mil por dia. Desse total, mais de 70% são de trotes. O serviço funciona 24 horas com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de regulação médica. “Só em junho foram registrados 25.235 trotes em Maceió e 13.565 em Arapiraca”, explicou o gerente do Samu Maceió.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.