Mudanças no trânsito

22/06/2014

Ricardo Teofilo05A Prefeitura de Arapiraca e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão implantar o funcionamento da Zona Máxima de Restrição de Circulação de Transportes Intermunicipais de Passageiros da cidade de Arapiraca (ZMRCTIP), a partir desta segunda-feira, 23. Segundo o superintendente do órgão, Ricardo Teófilo, a proibição de circulação na região central vai funcionar das 7h às 19h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 14h aos sábados. O projeto abrange 13 ruas que limitam o Centro da cidade.

Zona Máxima

O projeto da Zona Máxima vai garantir fluidez, mobilidade, acessibilidade e segurança para condutores e pedestres na região central da cidade. Ele foi aprovado e deliberado pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) e homologado através de Decreto pela Prefeitura Municipal de Arapiraca.

Disciplinamento

A Zona Máxima vai restringir a circulação, parada e estacionamento de transporte de passageiros intermunicipais dentro do limite da região central. Como também a operação de embarque e desembarque de vans e ônibus intermunicipais para ordenar e disciplinar o trânsito nessa região.

Placas de sinalização

Para implantar a Zona Máxima, a SMTT instalou 47 placas de sinalização vertical e fiscalização em todas as ruas limites do projeto. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL) também tomou conhecimento sobre os estudos e implantação do projeto.

Embarque e desembarque

Os terminais de embarque e desembarque dos transportes intermunicipais vão ser deslocados para pontos estratégicos, respeitando os limites da Zona Máxima de Circulação. Três principais terminais vão recepcionar os transportes intermunicipais na Praça Pereira Magalhães, no bairro Cacimbas; em frente ao Estádio Coaracy da Mata Fonseca, no bairro Eldorado; e por trás do posto de combustíveis Shell (do Zé Pivete), na Rua André Leão, no Centro, entre outros.

Legalidade

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), constituído por representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), secretarias municipais de Obras e Viação, Educação, Planejamento, Saúde, Polícia Militar (PM), Associação dos Empresários dos Transportes Coletivos de Arapiraca; Associação dos Taxistas de Arapiraca (ATA), Câmara Municipal de Arapiraca, Procuradoria Geral do Município (PGM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação da Associação dos Moradores de Arapiraca (Facomar), OAB Arapiraca e Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Arapiraca (FDLIS).

Mercado de Artesanato

O nome do radialista e poeta homenageado – que também está sendo reverenciado pela Prefeitura de Arapiraca com o São João do Mercado do Artesanato - Especial Zé do Rojão – estava em todas as estampas de igrejas, casebres, forrozão do Zé do Rojão, casa do Zé do Rojão, Rádio Novo Nordeste (onde ele era apresentador de programas matinais com muita música nordestina), casas da benzedeira e do fazendeiro e barraca com comidas típicas.

Miguel Vieira

O som de uma banda de pífano transformava em real essa volta áurea no tempo. O sanfoneiro Miguel Vieira foi até lá e ensaiou algumas canções. “Fui eu que acabei por dar o apelido de Zé do Rojão quando ele chegou a meu programa de rádio comunitário querendo se apresentar. José Cícero dos Santos não era nome de artista”, brinca ele, saudando o velho amigo que faleceu em novembro último.

Maragogi

O novo prédio do Fórum de Maragogi “Tabelião Melchiades Lindoso” foi inaugurado nesta terça-feira, 18, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador José Carlos Malta Marques. A nova sede, que foi construída em um terreno doado pela administração municipal, teve sua obra orçada em mais de R$1,5 milhão, pagos pelo Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Prestigiou

Também estavam presentes à inauguração, o Prefeito Henrique Madeira, o Juiz da comarca Dr. Carlos Aley, os Desembargadores Tutmés Airan de Albuquerque Melo (vice-presidente do TJ/AL), Alcides Gusmão da Silva (corregedor-geral da Justiça), Washington Luiz Damasceno Freitas, Kléver Rêgo Loureiro e Fábio José Bittencourt Araújo, o Deputado Estadual Marquinhos Madeira, além de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, autoridades municipais e membros da sociedade civil de Maragogi.

Serviços judiciários

Para o Presidente do Tribunal de Justiça, a nova sede do Fórum visa agilizar os serviços judiciários e o andamento dos processos. “É com honra e satisfação que entregamos este prédio. Os servidores e a população vão usufruir de instalações modernas, que estão à altura da importância da Comarca. Nossa expectativa é de que o Fórum traga benefícios para toda a região, já que a construção permite uma maior gama de serviços e conta com áreas destinadas à Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil”, afirmou.

Ações da Codesvaf

Um pacote tecnológico formado pelo uso de mudas de caju anão precoce melhoradas geneticamente e de hidrogel é a aposta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para estruturar e inserir famílias em situação de pobreza na cadeia produtiva da cajucultura no semiárido alagoano.

Rápidas

... A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cajucultura no Estado de Alagoas e deve beneficiar cerca de mil famílias – que poderão produzir até 1,2 tonelada de castanha e 9 toneladas do pseudofruto, o caju, por hectare no período de um ano após a estabilização da cultura.

... O programa – que integra as ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria – consiste no cadastro, na seleção e na capacitação de pequenos produtores, visando fornecimento, transporte e distribuição de mudas para implantação de novas áreas.

... Estão sendo investidos cerca de R$ 3,2 milhões, oriundos de destaque orçamentário da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional (SDR/MI).

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.