Artigos
Um novo planetário
Antes de construir o planetário da Gávea, por mim inaugurado em 1970, só existia um modelo pequeno e limitado na Escola Naval. Consegui do então Ministro Tarso Dutra o modelo Zeiss-Jena, por doação, que custava 250 mil dólares, e o equipamento chegou ao Rio e foi recebido em grande estilo, sendo armazenado no Maracanã, para que as obras tivessem curso e fosse possível a sua inauguração.
Até que se localizasse na Gávea, foram pensados diversos locais, inclusive o Aterro do Flamengo. Mas lembro bem da preocupação do Governador Negrão de Lima: “É um local de muito movimento de carros. Pode ser perigoso para as crianças”. Acabei optando pelo Parque Proletário da Gávea, onde havia uma grande favela, que foi removida. Os seus moradores foram morar em Bonsucesso, com todo conforto possível.
A História desse equipamento é curiosa. Ele estava destinado ao Rio Grande do Sul, terra do Ministro. Quando eu soube disso, ao encontrar o chefe de gabinete de Tarso Dutra, na casa do Acadêmico Josué Montello, que se despedia para ir servir em Paris, como adido cultural, tive uma conversa objetiva: “Dr. Favorino, o Ministro está mandando dois planetários para a terra dele, em troca de café (dólar convênio). Isso pega muito mal. Basta um. Diga a ele para mandar o outro para o Rio de Janeiro.” Ele topou a parada e mandou o segundo equipamento desembarcar no Rio (ele já estava no navio).
O Planetário foi inaugurado num dia 19 de novembro. Por que essa data? Era o dia do aniversário do filho do Ministro Jarbas Passarinho, que sugeriu essa homenagem. No dia da inauguração, ele compareceu e foi devidamente homenageado. Mandei reproduzir o céu do dia do nascimento de Jarbas Passarinho em Xapuri, no Acre. Ao meu lado, quando viu isso, o Ministro me cutucou e disse: “Você quer me matar do coração!” A homenagem estava feita.
Hoje, o Planetário é uma realidade. Serve a milhares de estudantes do Rio. Agora, por iniciativa da Shell do Brasil, com apoio nas leis de incentivo cultural, o equipamento será modernizado, com uma ampla reforma. É um investimento de 30 milhões de reais e o Rio ganhará o Planetário mais atualizado do país. Merece!
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista