Artigos
Eu e as minhas limitações
Alienado: “aquele que vive sem conhecer ou compreender os fatores sociais, políticos e culturais que condicionam os impulsos íntimos que levam a agir da maneira que age” (Houaiss). Alienação: “processo ligado essencialmente à ação, à consciência e à situação dos homens, e pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que apareça o processo (e seus produtos) como indiferente, independente ou superior aos homens, seus criadores” (Aurélio).
Significações de dicionário talvez não sejam bastantes para a compreensão complexa dos termos. Vai o esforço de alguma complementação: na definição de alienado, “fatores sociais, políticos e culturais” são referência ao meu lugar de existir, às injunções de poder que me envolvem e aos valores que me foram transmitidos, os quais informam a compreensão que tenho dos acontecimentos, porque tudo isso compõe a minha consciência da realidade.
Alienação: é a não percepção de que tudo no mundo afeta o humano; a situação do humano depende do humano; nada está fora da humanidade. As coisas todas decorrem de processos complexos e geram processos complexos produzidos pelos humanos, conforme os interesses dos humanos, causando efeitos nos humanos. O que acontece é História. Nada depende de mágica, astros, energia, sorte ou divindades. Nem de pensamento positivo.
“Por que as garrafas de vinho têm 750 ml, e não 1 l? Divergência entre o sistema métrico de unidades e o sistema imperial inglês, mais antigo. No século 19, o Reino Unido era o principal importador de vinhos franceses. Os ingleses usavam o galão, que equivalia a 4,5 l arredondados. Por causa disso, os franceses adotaram caixas com seis garrafas de 750 ml, que, somadas, dão um galão” (Bruno Vaiano, Superinteressante, de 13jan21, editado).
Se essa explicação contemplasse todas as razões, a pessoa informada da relação litro/galão estaria ciente do motivo do volume de prazer vinícola engarrafado. Mas o imbróglio é maior: a França fizera a Revolução Burguesa, derrubara uma monarquia, implantara o sistema de pesos e medidas (o grama, o litro e o metro, este como sendo a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre). Forçara a coincidência dos relógios. Quebrara tradições.
Léo Rosa de Andrade é Doutor em Direito pela UFSC. Psicanalista e Jornalista.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado