Alagoas

Pardal em Alagoas registra 35 denúncias eleitorais em 11 municípios no segundo turno

Dados do TRE-AL mostram 409 registros no primeiro turno; relatos não significam que as irregularidades tenham sido comprovadas

Redação 14/10/2026
Pardal em Alagoas registra 35 denúncias eleitorais em 11 municípios no segundo turno
Pardal em Alagoas registra 35 denúncias eleitorais em 11 municípios no segundo turno

O aplicativo Pardal recebeu 35 denúncias de propaganda eleitoral irregular em 11 municípios de Alagoas durante o segundo turno.

Os dados compreendem o período de 5 a 13 de outubro e foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas nesta quarta-feira (14).

Embora Alagoas não tenha segundo turno para governador, a campanha continua no estado em razão da disputa presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).

O TRE-AL não informou, na divulgação inicial, quais são os 11 municípios, quem foi denunciado nem quantos relatos já resultaram em retirada de propaganda, abertura de procedimento ou aplicação de penalidade.

As comunicações feitas pelo Pardal devem ser tratadas como denúncias encaminhadas à Justiça Eleitoral.

Elas não representam, por si mesmas, comprovação de irregularidade ou responsabilização de candidatos, partidos e apoiadores.

Primeiro turno teve 409 registros

Durante o primeiro turno, o Pardal contabilizou 409 denúncias em Alagoas, contra 522 nas eleições gerais de 2022. A redução foi de 21,65%, equivalente a 113 registros.

As ocorrências mais frequentes foram:
Propaganda irregular em vias públicas: 112 denúncias, ou 27,38% do total
Propaganda em bens particulares: 44 registros
Uso de carro de som, minitrio e trio elétrico: 42 denúncias

A diminuição no número de comunicações não significa, isoladamente, que houve redução equivalente nas irregularidades. O total também pode ser influenciado pelo grau de conhecimento da ferramenta, pelo comportamento dos eleitores e pela atuação da fiscalização.

Para uma análise regional, será necessário obter do TRE-AL a relação dos municípios e a classificação das denúncias do segundo turno.

Esses dados poderão mostrar se existem ocorrências no Sertão e no Agreste e se os relatos envolvem propaganda digital, carros de som, publicidade em vias públicas ou eventual utilização de estruturas municipais.

Fontes primárias: comunicado do TRE-AL⁠ e painel público do Pardal⁠